UOL


São Paulo, sábado, 20 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Fundação alega que arrecada para ajudar o instituto

DA SUCURSAL DO RIO

A FAF sustenta que o relatório dos técnicos do Ministério da Saúde erra ao separar as atividades da fundação das atividades do Inca, pois todos os recursos que arrecada têm como finalidade única ajudar o instituto.
A direção do Inca diz que as supostas irregularidades estão sendo investigadas.
A fundação diz que foi constituída em 1991 com o único objetivo de ajudar o Inca, que, na época, passava por uma crise e corria o risco de ter que fechar algumas unidades de atendimento.
Para a direção da FAF, não faz sentido afirmar que a fundação fatura enquanto o Inca presta serviços porque todos os recursos arrecadados são destinados ao instituto. Sobre sua boa saúde financeira, afirma que deveria ser motivo de reconhecimento de uma administração competente.
Segundo Luiz Fernando Candiota, superintendente da fundação, o superávit de R$ 18,5 milhões obtido com a aplicação financeira de recursos da entidade será totalmente destinado ao Inca nos próximos dois anos, o que foi acertado pela fundação e pelo instituto.
A FAF discorda da afirmação de que negligenciou o instituto durante a crise de desabastecimento. "O desabastecimento foi gerado pela má gestão (...), e não pela falta de recursos do orçamento do Inca ou da FAF", informa em documento.
O diretor-geral do Inca, José Gomes Temporão, confirma. Segundo ele, quando foi solicitado, a fundação ajudou realizando compras emergenciais.
Segundo Temporão, o Inca e demais órgãos de governo federal discutem mudanças na legislação para diminuir sua dependência às fundações de apoio privadas.
No caso do contrato com a Schering, o Inca informou que foi aprovado pelos conselhos de ética do instituto e do ministério e que o objetivo é testar um medicamento já fabricado pelo laboratório e cuja patente é da Schering.


Texto Anterior: Entidade paga 40% dos salários dos funcionários
Próximo Texto: Gestão: Não gastamos bem em saúde, diz Costa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.