UOL


São Paulo, sábado, 20 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GESTÃO

Segundo o ministro Humberto Costa, ainda há muitos problemas na área

Não gastamos bem em saúde, diz Costa

DA SUCURSAL DO RIO

O ministro da Saúde, Humberto Costa, afirmou ontem no Rio que o governo não gasta bem o dinheiro da área.
"O gasto público é pequeno, mas o mais grave é que nós não gastamos bem em saúde. Nós temos ainda muitos problemas de gestão que queremos trabalhar no ano que vem. Ampliar os controles sobre os recursos que são gastos para que a gente garanta que cada centavo despendido pelo poder público chegue até a população", afirmou ele durante solenidade no Palácio Guanabara, sede do governo fluminense.
Costa afirmou que no Brasil o dinheiro privado compõe a maior parte dos gastos com saúde no país, conforme sustentou a OMS (Organização Mundial de Saúde) em relatório divulgado anteontem. Segundo a pesquisa, apenas 41,6% dos gastos com saúde no Brasil têm origem em recursos públicos.
Segundo o ministro, 2003 foi o primeiro ano em que se cumpriu a Emenda Constitucional 29, que determina a aplicação do percentual mínimo de 12% em ações e serviços de saúde.
"É uma demonstração de boa vontade e compromisso do governo Lula com a melhoria do financiamento da saúde", disse.
De acordo com o ministro, o relator do Orçamento da União para 2004, deputado Jorge Bittar (PT-RJ), fez mudanças importantes para garantir um orçamento "que permite implementar os projetos prioritários" da pasta para 2004. A Saúde terá R$ 35 bilhões, segundo Costa.
O ministro assinou 190 convênios do ministério com 54 municípios e com o governo do Estado, no valor total de R$ 51,1 milhões. O dinheiro deverá ser aplicado em construção, reforma e ampliação de unidades de saúde, compra de equipamentos hospitalares, capacitação de profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) e abastecimento de materiais e remédios. Os recursos também serão aplicados em campanhas preventivas. (TALITA FIGUEIREDO)


Texto Anterior: Outro lado: Fundação alega que arrecada para ajudar o instituto
Próximo Texto: Panorâmica - Justiça: Glória Perez ganha direito a indenização
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.