São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova York e Londres têm saídas opostas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
DE NOVA YORK
DE LONDRES

O método de distribuição das lixeiras por Manhattan, em Nova York (EUA), segue um padrão simples: todas as encruzilhadas das regiões de mais circulação de pedestres possuem cestos de lixo -não há equipamento no meio das quadras.
O lado negativo é que o pedestre precisa caminhar até 100 m para encontrar um local para depositar o resíduo.
A prefeitura nova-iorquina possui um grupo de fiscais que faz inspeções permanentes nas ruas e emite relatórios mensais sobre limpeza. O trabalho da equipe define as estratégias adotadas para a conservação dos espaços públicos.
Situação bem diferente ocorre em Londres, onde as lixeiras foram removidas das ruas por medida de segurança contra ataques terroristas.
Os equipamentos passaram a ser colocados apenas em um limitado número de jardins e espaços abertos, segundo o City of London, órgão do governo local. Ainda assim, os cestos são à prova de explosivos.
Mesmo sem contar com lixeiras, a capital recebeu, pela segunda vez consecutiva, o título de cidade mais limpa do Reino Unido, no ano passado. Para manter a limpeza, as ruas de Londres são varridas de duas a seis vezes, em dias de semana. À noite, caminhões fazem a limpeza mecanicamente.

Limpeza estimula limpeza
Colocar lixeiras na rua não é garantia de que os pedestres vão jogar seus resíduos nelas. A afirmação é da urbanista Cláudia Ruberg, doutora em gestão de resíduos sólidos. Além do trabalho de conscientização do cidadão, é preciso manter o ambiente limpo para evitar que a degradação se agrave.
Ruberg cita o metrô de São Paulo como exemplo de um local que é mantido de maneira eficiente e que estimula o usuário a conservá-lo. "Limpeza estimula a limpeza. Se o pedestre vê um ambiente que já está sujo, não é estimulado a procurar uma lixeira; joga ali mesmo." (VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO, MARCO AURÉLIO CANÔNICO, DA e FB)


Texto Anterior: Má distribuição de lixeiras afeta vias comerciais de SP
Próximo Texto: Santos: Incêndio em favela destrói 200 barracos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.