São Paulo, sábado, 21 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ROMBO NO ASFALTO

Água abriu uma cratera no local, que deve ficar em obras e fechado para o tráfego até amanhã

Adutora rompe e interdita rua Frei Caneca

Rossana Lana/Folha Imagem
Água inunda a rua Frei Caneca após o rompimento de adutora


AMARÍLIS LAGE
DA REPORTAGEM LOCAL

O rompimento em uma adutora da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) levou à abertura de uma cratera, ontem, na rua Frei Caneca, na região central.
O buraco, que tinha cinco metros de comprimento por três de largura e quatro metros de profundidade, fez com que a rua fosse interditada na esquina com a rua Dona Antonia de Queiroz, na quadra em que está instalado o shopping Frei Caneca.
De acordo com a Sabesp, o acidente levou à paralisação da elevatória (estação de bombeamento) Consolação, o que poderia afetar o abastecimento de grande parte das zonas sul e oeste.
Entre os bairros que podem ter problemas no fornecimento de água estão Jardim Europa, Jd. América, Jd. Paulistano, Pinheiros, Vila Olímpia, Vila Nova Conceição, Pacaembu e Higienópolis.
Ainda segundo a assessoria do órgão, as áreas que abrigam hospitais, como os bairros Paraíso e Cerqueira Cezar, a avenida Paulista e o entorno do Hospital das Clínicas, terão prioridade no fornecimento de água. Ainda assim, o abastecimento desses locais está susceptível a interrupções momentâneas no fornecimento.
Até o fechamento desta edição, a empresa ainda não sabia dizer quando o sistema voltaria a funcionar normalmente.
O buraco, dentro do qual caberia um carro, virou atração no entorno, principalmente entre as crianças. Houve até quem utilizasse o celular para tirar foto da cratera, enquanto outros se preocupavam com a possível falta de água em suas casas.
Funcionários dos prédios vizinhos ao vazamento disseram, no início da noite de ontem, que o abastecimento continuava normal. De acordo com funcionários da companhia, uma outra linha, que passa pela rua Bela Cintra, estava suprindo a demanda.

Trânsito
O desvio dos motoristas acabou gerando lentidão na avenida Nove de Julho, já que dificultou o acesso à rua Barata Ribeiro.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que a Frei Caneca deve permanecer interditada até amanhã para obras de reparo da adutora.
Nesse período, os motoristas que usavam a Frei Caneca com destino a Higienópolis, Consolação e centro deverão adotar rotas alternativas pelas ruas Penaforte Mendes, Barata Ribeiro, Peixoto Gomide e Antonio Carlos.

Causa
Na última quarta-feira, um problema parecido ocorreu na avenida Cidade Jardim (zona oeste da cidade). Ali, o rompimento de uma adutora também prejudicou o trânsito e o fornecimento de água para a região.
Segundo a Sabesp, não há relação entre os dois acontecimentos. A empresa disse ainda não ter identificado a origem do vazamento da Cidade Jardim.
De acordo com um engenheiro da Sabesp que acompanhou as escavações na Frei Caneca e não quis se identificar, o vazamento foi causado, provavelmente, devido ao desgaste do material ao longo do tempo.
A assessoria de imprensa da companhia informou, no entanto, que a causa do problema ainda seria investigada.


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Bares improvisam com a falta de luz na Vila Madalena
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.