São Paulo, domingo, 21 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo liga ácido úrico a risco de infarto

DA REPORTAGEM LOCAL

O nível elevado de ácido úrico no sangue pode ser um fator de risco cardiovascular tão sério quanto as altas taxas de colesterol e de triglicérides, revelou uma pesquisa do Incor.
Essa substância é produzida pelo organismo ao processar as proteínas. Em excesso, pode provocar cálculos renais e gota e, como mostrou o estudo, está relacionada também à presença de calcificação nas artérias do coração.
O trabalho concluiu que, independentemente da presença de outros fatores de risco, homens com nível elevado de ácido úrico no sangue têm três vezes e meia mais calcificação.
Essa situação torna a pessoa de dez a 12 vezes mais suscetível ao infarto ou à morte súbita, em relação àquelas que não apresentam as placas nas coronárias, explica o cardiologista Raul Dias Santos, coordenador do estudo.
Foram analisados 370 executivos, com idade média de 47 anos, que fizeram exames entre 1999 e 2003.


Texto Anterior: Saúde/cardiologia: Novos exames previnem doenças cardiovasculares
Próximo Texto: Passei por isso: Parei de pensar na minha morte
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.