São Paulo, quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Renascer faz culto em galpão improvisado

Pelo menos cem fiéis participaram ontem de culto em imóvel na Mooca que está em obras e não tem registro na subprefeitura

Local abrigava casa de eventos, fechada em 2006; igreja afirma, por meio de nota, que todos os seus templos estão dentro da lei

MÁRCIO PINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Igreja Renascer em Cristo realizou ontem à noite um culto para pelo menos cem pessoas em um galpão improvisado e ainda em obras na Mooca (zona leste de SP).
Duas horas antes do início da cerimônia, funcionários trabalhavam no piso e na escadaria do galpão, que fica em um terreno de 9.187 metros quadrados. Sacos de cimento e outros materiais de construção estavam espalhados perto do local onde o culto foi realizado. Havia ainda caçambas com entulho do lado de fora do galpão.
No site da Renascer, o endereço do galpão é indicado como um dos templos da igreja.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria das Subprefeituras, o imóvel não está registrado em nome da Igreja Renascer, mas sim da Rede Ferroviária Federal. O local abrigava uma casa de eventos chamada Espaço Ferrovia, fechada em 2006 por falta de alvará de funcionamento. Não há registro, portanto, de que haja uma igreja lá e, consequentemente, permissão para abrigar eventos religiosos.
A assessoria informou que fiscais da Subprefeitura da Mooca irão hoje ao local.
O site da Secretaria da Desburocratização mostra ainda que não há autorização para qualquer tipo de obra no local desde 1997. Consta também que há um alvará de execução de demolição, de 2003.
A Secretaria da Habitação, responsável por alvarás para locais que serão usados para eventos com mais de 500 pessoas, não respondeu ontem aos questionamentos da Folha sobre a regularidade do imóvel.

Templos dentro da lei
A Igreja Renascer não deu ontem informações específicas sobre a situação do imóvel solicitadas pela Folha. Disse apenas, em nota, que todos os templos estão dentro da lei. A assessoria da igreja negou ainda que o galpão na Mooca irá substituir a sede da Renascer do Cambuci, destruída no último domingo. "Cada fiel ora onde quiser, frequenta o culto onde lhe for mais conveniente.
Não é uma escolha da Renascer: é uma escolha individual de cada fiel", diz a nota.
No culto de ontem, a mensagem passada pelos bispos aos fiéis remetia à tragédia de domingo. Um deles contou uma história do Velho Testamento, em que Neemias conseguiu reconstruir os muros de Jerusalém em 52 dias.


Colaborou EVANDRO SPINELLI, da Reportagem Local


Texto Anterior: Artigo: Documentação perfeita, técnica desprezada
Próximo Texto: Igreja acusa Promotoria de preconceito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.