São Paulo, sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ESCOLA NAVAL

"Ele nem aguentava se levantar", afirma mãe de aspirante

DO RIO - "Ele chegou em casa passando mal, e nem aguentava se levantar", relata a mãe de um dos 12 aspirantes internados após treinos físicos na Escola Naval, onde são formados oficiais da Marinha.
"Ele tratou como se fosse uma dor muscular, mas a coisa piorou e então foi encaminhado ao hospital", relata.
Os 12 rapazes, que têm entre 18 e 20 anos, foram internados nesta semana com problemas renais. A turma tem ao todo 231 aspirantes.
Um parente diz que eles foram diagnosticados com rabdomiólise, síndrome provocada, entre outros fatores, por exercícios em excesso com hidratação deficiente.
Parentes relatam à Folha que na primeira semana de aula os calouros passam por um dia inteiro de exercícios, administrados por alunos do último ano da escola -uma espécie de trote formalizado.
Ao menos um dos militares está em estado grave. A Marinha informou apenas que todos estão em tratamento no hospital naval Marcílio Dias, e não respondeu às perguntas da reportagem.
Na quarta-feira, havia negado que tenha ocorrido trote, mas abriu sindicância para apurar as denúncias.
O Exército implementou no ano passado um programa para prevenir e controlar a rabdomiólise, comum após exercícios de sobrevivência sem água e comida.


Texto Anterior: Atendimento via plano de saúde terá prazo limite
Próximo Texto: Buracos voltam à mesma rua, 1 ano depois
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.