São Paulo, quinta, 21 de janeiro de 1999

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Para MEC, avaliação é necessária

da Sucursal de Brasília

Para a secretária de Educação Fundamental do MEC, Iara Prado, é bom que os Estados e municípios façam uma avaliação do sistema de ciclos, mas também é preciso aumentar a informação sobre o que ele realmente significa.
"Estamos numa fase de passagem. Quem implantou os ciclos tem de fazer uma avaliação do sistema. Acho ótimo que os pais comecem a discutir a questão. Há sistemas mais rigorosos e outros que viram nos ciclos apenas a possibilidade de passar (de ano) todos os alunos", afirmou.
Na opinião dela, os pais têm de exigir retorno do que é ensinado na escola.
"O sistema é novo e desconhecido dos pais. É normal que eles se sintam inseguros. Muitos pais pensam que se o filho não recebe notas é porque não se aplica para estudar. Mas o fato de ter uma nota não significa que o estudante está aprendendo", disse.
Os ciclos começaram a ser implantados no país com base na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), que conferiu aos Estados e municípios autonomia sobre a forma de organização do sistema de ensino.
"A principal finalidade pedagógica dos ciclos é evitar uma excessiva fragmentação de conteúdos. O que acontece no ensino em séries é que o aluno muitas vezes está vendo um assunto numa série e, quando passa para outra, esse assunto é abandonado, mesmo que o estudante não tenha um bom desempenho", disse Iara.



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