São Paulo, sábado, 21 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campeãs dos últimos oito Carnavais de SP desfilam hoje

Vai-Vai, Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel e Império de Casa Verde se revezam no Sambódromo do Anhembi

Último carro da Império de Casa Verde trará dois bolos de verdade de 400 kg cada um para comemorar os 15 anos da agremiação


WILLIAN VIEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Vale até carro comestível para levar o título no Carnaval deste ano, que guardou a hegemonia para o último dia. Apesar de a ordem de apresentação ser sorteada, desfilam hoje as escolas que ganharam os últimos oito títulos em São Paulo: Vai-Vai, Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel e Império de Casa Verde -a última, campeã de 2005 e 2006, tem carro com uma escultura de bolo de uma tonelada, mais dois bolos (de verdade) de 400 kg cada um.
"Vai ser um bolo com sabor de ansiedade", diz Troy Costa, da comissão de Carnaval da escola, que aproveita o enredo sobre feriados para criar um "baile de debutantes" (comemorando os 15 anos da escola).
É no fim do desfile que parte da alegoria deverá ser literalmente devorada. O carro tem 55 m de comprimento e uma alegoria de tigre de 14 m que usará até um trem de pouso. "É nosso maior carro, sem igual no Carnaval de São Paulo."

A sete chaves
As escolas favoritas, concentradas no segundo dia, são justamente as que levam a competição mais a sério, guardando o desfile a sete chaves -nem foto dos carros Vai-Vai e Império permitem. Não à toa, os ingressos do sábado acabaram antes dos de sexta.
"Será um Carnaval grandioso, que não faria feio na Sapucaí [Rio]", diz Chico Spinoza, carnavalesco da Vai-Vai, que promete o bicampeonato com um enredo sobre saúde. Carros tratam de alimentação e ambiente; surpresas são mantidas -como a promessa de "levar o sexo da Vai-Vai à avenida".
"Grande e luxuoso" deve ser o desfile da Mocidade Alegre, campeã de 2007. A escola traz como enredo o coração, "pulsando" nos cinco carros -todos com mais de 12 m de altura.
"E o coração da torcida corintiana vai pulsar forte neste ano", diz o carnavalesco Zilkson Reis, da Gaviões da Fiel, que canta a história da roda. Em homenagem a Ayrton Senna, o último carro será um céu com cortejo de anjos e carros de Fórmula 1. "Senna era ídolo da torcida, então todos vão vibrar com o autódromo celestial."

REGINA CASÉ VIRA ENREDO DA LEANDRO
As outras três escolas que desfilam hoje são a Leandro de Itaquera -com enredo sobre a periferia e homenagem a Regina Casé-, a Pérola Negra -que trata da Índia- e a Acadêmicos do Tucuruvi -que aborda a riqueza de Ouro Preto.

KUDURO AGITA FOLIA BAIANA
Trios incorporaram ritmo sensação em Angola que tem como principal coreografia a contração das nádegas

TRIO TEM CHORO DE BEBÊ
Ao iniciar o circuito, o trio de Cláudia Leitte emitiu um choro de bebê, em homenagem a Davi, primeiro filho da cantora


Texto Anterior: Gafe: Em dia de Mancha, locutor saúda Fiel
Próximo Texto: Kassab quer anistiar dívida de R$ 27 mi de escolas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.