São Paulo, domingo, 21 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Harvard dá dica de viagem a cardíaco

JULIO ABRAMCZYK

Os turistas de longas viagens aéreas com freqüência são despertados pelo comandante que solicita o auxílio de um médico eventualmente presente na aeronave.
Estatísticas relacionam a maioria dos problemas de saúde em viagens de avião a doenças cardiovasculares e, de acordo com a "Harvard Heart Letter" deste mês, a metade de todas as mortes em turistas norte-americanos no exterior está relacionada a ataques do coração.
Por esses motivos, médicos da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, dão 12 dicas para viagens seguras a portadores de doenças cardíacas:
1 - Faça uma consulta a seu médico antes da viagem para assegurar-se de que é seguro voar na sua atual condição clínica.
2 - Atualize as vacinas contra a gripe e a pneumonia; somente tome outras vacinas se elas estiverem relacionadas à região que será visitada.
3 - Tenha em mãos o nome de um médico ou de um hospital da área que irá visitar.
4 - Informe-se com seu seguro-saúde se ele é válido no exterior.
5 - Tenha em seu poder uma cópia do seu eletrocardiograma.
6 - Portadores de próteses (válvulas cardíacas) ou marca-passo devem levar cartão contendo os dados da prótese ou do marca-passo ou um relatório médico.
7 - Leve remédios em quantidade suficiente para até o último dia de viagem, com uma reserva para mais alguns dias.
8 - Aqueles que utilizam oxigênio devem consultar a empresa aérea antes da viagem.
9 - O cardíaco deve chegar bem cedo ao aeroporto para evitar a correria de última hora.
10 - Se o vôo for longo, beba muita água, evite cafeína, mobilize freqüentemente as pernas para prevenir a formação de coágulos sangüíneos.
11. Conheça bem os sinais de alarme relacionado ao seu problema de coração.
12. O jet-lag (cansaço e dificuldade de concentração após longos vôos) deve desaparecer alguns dias após a viagem. Se os sintomas persistirem, o paciente deve procurar seu médico.


Texto Anterior: Pacientes descobriram por acaso
Próximo Texto: Odontologia: Presidente do Crosp recebe homenagem na Câmara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.