São Paulo, domingo, 21 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crescimento pode variar até cem vezes entre cidades

da Reportagem Local

A intensidade do impacto da Unesp sobre a economia municipal pode variar até cem vezes entre uma cidade e outra. Ela depende do tamanho do município e do tipo de curso que funciona em cada unidade.
Em São José dos Campos, por exemplo, a influência econômica do campus da Unesp é mínima: o total de recursos canalizados pela universidade corresponde a apenas 2,6% da receita total arrecadada pelo município.
Isso se deve a dois motivos principais. Além de ser o sétimo município mais populoso do Estado, São José é um dos principais pólos industriais paulistas, o que lhe proporciona uma grande receita de impostos.
E a Unesp só mantém um curso na cidade - odontologia, com 209 alunos de graduação.
O caso oposto é o de Botucatu. O impacto financeiro da Unesp na cidade é equivalente a 263% da receita municipal. Ou seja, a universidade injeta 1,6 vez mais recursos do que a prefeitura.
Isso se explica pelo fato de a cidade ser relativamente menor (é o 56º município paulista, com 105 mil habitantes, contra 506 mil de São José) e pela Unesp manter na cidade um curso de medicina, que requer mais recursos, e 1.773 alunos de graduação.
Entre um extremo e outro, o impacto econômico da universidade sobre as outras 12 cidades onde a Unesp mantém unidades (além da capital) varia de 98,7% sobre a receita municipal, como em Jaboticabal, a 8,6%, como em Franca.
Mais uma vez, o tamanho da cidade faz diferença. Jaboticabal é o 88º município paulista em população, enquanto Franca é o 20º.
Apesar de a unidade da Unesp em Jaboticabal ter até menos alunos do que a de Franca (910 contra 1.052), acaba recebendo quase quatro vezes mais recursos porque oferece um curso, de agronomia, que demanda mais gastos.
O campus de Araraquara também tem um grande impacto sobre a cidade: ele representa 71,8% da receita municipal, ou R$ 50 milhões por ano.
(JRT)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.