UOL


São Paulo, segunda-feira, 21 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumidor deve ser informado, diz Idec

DA REPORTAGEM LOCAL

Na avaliação do Idec, a Anvisa deveria repensar a forma de condução dos programas de monitoramento de alimentos. Um deles seria identificar a origem dos produtos contaminados e responsabilizar toda a cadeia dos envolvidos, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.
Para Sezifredo Paz, consultor do Idec, a agência deveria fornecer informações completas sobre os produtos (por exemplo, que tipo de mamão foi analisado), locais de coleta, nome do produtor e atacadista ou supermercado também para o consumidor final.
Segundo Ricardo Augusto Velloso, 33, gerente de avaliação de risco da Anvisa, essa primeira fase do programa teve um caráter mais educativo do que punitivo.
Nas próximas ações de controle da contaminação de alimentos por agrotóxicos, afirma Luiz Cláudio Meirelles, gerente de toxicologia da agência, o órgão pretende ampliar a participação dos consumidores, mas ainda não definiu como isso ocorrerá.
Segundo Meirelles, após a divulgação dos primeiros resultados do programa, a agência conseguiu, em conjunto com os ministérios da Agricultura, Abastecimento e Pecuária e do Meio Ambiente, a criação de grupos técnicos que vão orientar e monitorar os produtores de morango e mamão, as duas frutas mais contaminadas por agrotóxicos.
Além disso, estão sendo analisados outros métodos de identificação dos agrotóxicos. No caso dos resíduos de ditiocarbamatos, por exemplo, só foi possível determinar a quantidade da substância e não qual o agrotóxico empregado pelo agricultor.


Texto Anterior: Outro lado: Para secretaria, fiscal tem de agir conforme a lei
Próximo Texto: Livros jurídicos - Walter Ceneviva
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.