UOL


São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Para secretário, troca de informações melhorará gerenciamento da área

DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria da Saúde será o órgão propositor de políticas e regulador das coordenadorias. Para o titular da pasta, Gonzalo Vecina, haverá melhora do gerenciamento da saúde, porque os coordenadores poderão trocar informações com os colegas de outras áreas, como educação e assistência social. Mas também há riscos, afirma Vecina.
"O primeiro risco é você perder o controle administrativo e os médicos ficarem apenas meia hora nos postos de saúde, por exemplo", afirma. "O segundo é o da secretaria não conseguir gerar projetos técnicos para as subprefeituras." Vecina disse que a saúde ainda está desenvolvendo sistemas de controle e auditoria.
Há ainda o risco da saúde "ser um filtro ruim", diz o secretário. Um acordo informal entre a secretaria e a pasta das Subprefeituras fez com que a primeira tenha o poder de vetar nomes de candidatos às coordenadorias, diz.
Para Vecina, caberá aos conselhos gestores locais, compostos por representantes da população, evitar possíveis abusos dos vereadores e deputados que participaram da escolha dos coordenadores. "Trocou o chefe, o chefe pode não querer", disse ainda o secretário sobre o fato de os subprefeitos não terem nomeado diretores de distritos de saúde para as coordenadorias, como queria a Saúde.
O secretário das Subprefeituras, Antonio Donato, disse que ainda não está definido o que ocorrerá com as direções de distritos. "Estou aberto a conversar", disse sobre as reivindicações do Conselho Municipal da Saúde.
Segundo Donato, os diretores de distritos tinham dificuldades, por seus cargos não existirem oficialmente na estrutura da prefeituras -eles não recebem remuneração correspondente ao poder de mando que têm, diferentemente dos coordenadores.
"O que está claro, o que o Rui [Rui Falcão, secretário de Governo] disse é que quem apóia o governo tem o direito de apresentar nomes de acordo com critérios éticos", afirmou sobre as indicações políticas. "Mas toda a indicação da saúde está sob comando do governo."


Texto Anterior: Vereador indica amigo para cargo
Próximo Texto: Frase
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.