São Paulo, sábado, 21 de maio de 2011

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Maior posto de atendimento testa a paciência dos usuários

RAPHAEL MARCHIORI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O maior posto de atendimento do Detran, na Armênia (zona norte), ainda está longe do padrão Poupatempo sonhado pelo governo.
No local, há sinalização sem padrão, poucos funcionários para orientação e mobiliário quebrado.
Nas filas não há distribuição de senhas e, em algumas delas, o usuário espera em pé. Quando há lugar para sentar, muitas das cadeiras estão quebradas. No último dia 13, por exemplo, cerca de 50 encostos estavam empilhados em uma sala de espera usada pelo público.
Durante a visita da reportagem, usuários também disputavam um espaço no parapeito da escadaria -usado como apoio para anotações.
A reportagem encontrou os dois bebedouros disponíveis ao público sem água e copos. Quando se identificou, o repórter recebeu uma garrafa de água mineral da atendente -privilégio que os usuários não desfrutam.
Além da falta de estrutura, a publicitária Cinthia Cotait, 22, reclamava das funcionárias do pré-atendimento. "Elas não têm preparo."
Alessandra Boscariol da Silva, 49, teve a mesma dificuldade. "Só consegui informação depois de passar por três guichês e não resolveram meu problema", diz.
Beatriz Giovannone, 19, tentou renovar sua habilitação provisória no Poupatempo, mas como o serviço é exclusivo do Detran, acabou na Armênia. "Vim preparada para o pior -mas deu certo."
A ampliação do serviços do de habilitação e automóveis no Poupatempo é uma das bandeiras da reformulação do novo Detran.
Segundo o coordenador Daniel Annenberg, a unidade Armênia será totalmente reformada ainda neste ano.
Além de melhorias na estrutura física do prédio, haverá troca de mobiliário e de equipamentos de informática, mudança da comunicação visual e novo sistema de gerenciamento de filas, além de capacitação de pessoal.


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