São Paulo, sábado, 21 de maio de 2011

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Rede estadual patina em matemática

Saresp mostra que alunos do 3º ano do ensino médio têm conhecimento na disciplina adequado a criança de 10 anos

7 em cada 10 escolas tiveram desempenho ruim em ciências; já em português, só 3 colégios têm nível adequado

DE SÃO PAULO
DO "AGORA"


Em mais de 8 de cada 10 escolas estaduais de ensino médio da capital paulista, os alunos do último ano não sabem o conteúdo de matemática esperado para a série.
O desempenho obtido por eles equivale ao que é adequado para estudantes do 5º ano do fundamental -ou seja, alunos com 10 anos.
Os dados são de um ranking das escolas estaduais feito pela reportagem com base no Saresp, exame do governo paulista.
A avaliação mede os conhecimentos dos alunos de 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Os estudantes fazem provas de português, matemática e ciências.
As notas de cada escola foram divulgadas anteontem.
Apesar de a situação no ensino médio ser mais grave em matemática, ela também não é animadora em ciências da natureza (que engloba física, química e biologia).
Nessa área, em 7 de cada 10 escolas da capital, os estudantes tiraram notas consideradas "insuficientes" em escala feita pelo governo de SP -antes, o conceito "insuficiente" recebia na escala o nome de "abaixo do básico".
Em matemática e ciências, isso significa uma nota abaixo de 275 pontos -a avaliação vai até 500 pontos.
Em português, 22% das escolas também tiveram tiveram nota insuficiente (no caso dessa disciplina, significa menos de 250 pontos).
O conjunto de conceitos tem hoje também as divisões "avançado" e "suficiente" (que engloba os antigos "básico" e "adequado").
Apesar de agora ser considerado "suficiente", o básico significa que os estudantes demonstram "domínio mínimo" dos conteúdos.
Neste último Saresp, no caso das 603 escolas de ensino médio da capital, só 3 três estão no conceito "adequado", e mesmo assim só na disciplina de português. Nas outras matérias, não há nenhuma escola "adequada".
Ficam no "adequado" alunos que demonstram domínio "pleno" do conteúdo desejável para o seu ano.
"Isso indica que a aprendizagem dos alunos está muito baixa. Nenhuma escola deveria estar no "insuficiente". É preciso com urgência um estudo para averiguar as causas disso", diz Ocimar Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP.
Para ele, as últimas políticas do governo, como a adoção de apostilas, já deveriam estar dando resultado e as notas aumentando.
No entanto, dados gerais do Saresp, divulgados em março, já mostravam que os formandos do ano passado no ensino médio e também no fundamental apresentaram um nível de aprendizagem igual ou até pior que os estudantes que se formaram dois anos atrás.
O único sinal de melhora foi no 5º ano do fundamental. Em matemática, as médias têm crescido desde 2007: de 182,5 para 204,6.


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