São Paulo, terça-feira, 21 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Polícia investiga nova quadrilha de roubo a restaurante

Apuração aponta que bandidos têm voltado para roubar os mesmos locais que foram alvo de arrastão dias antes

Em 4 casos registrados, ladrões voltaram ao comércio assaltado; restaurantes investem em segurança privada


GIBA BERGAMIM JR.
DE SÃO PAULO

A polícia de São Paulo investiga a ação de uma nova quadrilha de arrastões a restaurantes que, dias após agir, volta aos locais roubados para assaltar novamente.
Os alvos mais recentes foram os restaurantes La Pasta Gialla, Pizzaria Cristal e Nicota, nos meses de maio e junho. Os estabelecimentos ficam na região de Pinheiros, Jardins e Itaim Bibi (todos na zona oeste da capital).
Em cinco assaltos, a Cristal e o Nicota foram alvo por duas vezes cada um -o que indica que o bando voltou para cometer os crimes.
Em fevereiro e março, uma onda de pelo menos 20 arrastões atingiu Vila Madalena, Pinheiros e Jardins (zona oeste). Cinco assaltantes foram presos. Agora, são pelo menos seis os envolvidos.
Em 2 de maio, o La Pasta Gialla, nos Jardins, foi vítima do grupo. A pizzaria Cristal foi alvo de dois arrastões, entre 25 de maio e 8 de junho.
Os dois últimos ataques ocorreram na sexta e no sábado retrasados, no restaurante Nicota, em Pinheiros.

PREVENÇÃO
Segundo o delegado-titular do 15º DP (Itaim Bibi), Paul Henry Verduraz, os restaurantes ficam em áreas próximas à marginal Pinheiros, o que facilita a fuga.
O policial investiga também se carros deixados em estacionamentos ou valets são usados nas ações.
Já o delegado do 14º DP (Pinheiros), Ricardo Cestari, acredita que as quadrilhas que agiram em fevereiro e março não representam o crime organizado. "Os envolvidos são muito jovens. E o retorno financeiro com o esse tipo de assalto é pequeno."
A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) diz que boa parte dos arrastões nem chegou a ser registrada na polícia.
Após os ataques de fevereiro e março, estabelecimentos da Vila Madalena instalaram câmeras.
O Pita Kebab Bar, que foi alvo de criminosos, espalhou câmeras no estabelecimento.
O bar Seu Domingos, na rua Aspicuelta, não só pôs as filmadoras como também instalou um sistema que armazena as imagens num endereço secreto. O bar não foi vítima dos ataques.
A PM informa que reforçou a ronda na região.


Texto Anterior: Ministério Público do Trabalho vai apurar caso dos "meninos-placa"
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.