São Paulo, Quarta-feira, 21 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura vê locaute em paralisação

da Reportagem Local

A Prefeitura de São Paulo acusa as empresas de locaute e afirma que poderá rescindir os contratos atuais caso os empresários continuem "incentivando" as paralisações dos funcionários.
Segundo avaliação da prefeitura, as empresas de ônibus estão induzindo os motoristas e cobradores a realizar greves.
Um indício seria o fato de os empresários não estarem tomando nenhuma medida punitiva contra os funcionários que usam ônibus das empresas nos protestos feitos na sede da prefeitura.
A lógica é a seguinte: ao atrasar o pagamento de salários ou de vale-refeição, as empresas levam os funcionários à greve. Com a pressão provocada pela falta de transporte na cidade, a prefeitura se vê obrigada a quitar suas dívidas com as empresas.
O Transurb (sindicato das empresas) afirma que a falta de pagamento da dívida e os atrasos consecutivos nos repasses pelos serviços prestados estão inviabilizando a operação das empresas. Mas nega o locaute.
Segundo o Transurb, a dívida total da prefeitura com as empresas beira os R$ 170 milhões.
"A dívida equivale a 40 dias de serviços prestados. Dessa forma, as empresas são obrigadas a queimar o capital de giro, perdem o poder de investir e não conseguem pagar suas contas, que incluem desde o pagamento do diesel até a folha de pagamento", disse o diretor jurídico do Transurb, Antonio Sampaio Amaral Filho.
O diretor disse que esta é a pior crise do setor nos últimos 40 anos e trabalha com dois cenários, caso o problema não seja resolvido: continuar convivendo com greves diariamente ou fazer uma redução de 30% na frota de ônibus da cidade para cortar custos, o que poderia gerar a demissão de cerca de 20 mil dos 54 mil funcionários.
O prefeito de São Paulo, Celso Pitta, vem demonstrando irritação com a posição dos empresários desde o início do ano.
Segundo o prefeito, as empresas se acomodaram com o pagamento de subsídio e deixaram de investir e buscar a melhoria dos serviços prestados.



Texto Anterior: Pitta descumpre 3 dos 4 itens de acordo
Próximo Texto: Transporte coletivo está perto do colapso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.