São Paulo, sábado, 21 de agosto de 2010

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FOCO

Publicidade de banco na USP recebe crítica de professores

DE SÃO PAULO

Os sorrisos simpáticos de dois jovens causaram mau humor em docentes da USP. Não pelos sorrisos em si, mas pelo fato de eles estarem na Cidade Universitária em propagandas do banco Itaú, que busca atrair estudantes para seu programa de estágio.
Foram espalhados pelo campus dez totens, de cerca de 1,20 m por 1,80 m, onde há o logotipo da empresa e dados sobre a iniciativa. Em alguns aparece um rapaz; em outros, uma jovem. Ambos têm pinta de bem-sucedidos.
"Se você passa de carro, parece uma simples propaganda do banco. Achei agressivo, considerando que estamos dentro de uma universidade pública", afirmou a docente Heloísa Borsari, do Instituto de Matemática e Estatística e diretora da Adusp (sindicato dos professores).
"Nunca vi isso na USP. Parece que a universidade está apoiando o programa de estágio de um banco", disse um professor, ex-diretor de unidade, que trabalha na USP há mais de 20 anos e pediu para não ser identificado.
Apesar de causar críticas internas na escola, a publicidade não fere a Lei Cidade Limpa, pois o campus é considerado zona de exceção.
A assessoria de imprensa da USP disse que os recursos recebidos pela cessão dos espaços são revertidos para melhorias do campus. Disse ainda que a iniciativa não é inédita. Os valores não foram informados à reportagem.
O Itaú afirmou em nota que tem "bom relacionamento há anos com a USP e suas faculdades, sempre em busca de recrutar jovens talentos para programas de atração".
O banco disse que usou espaços cedidos pela própria universidade para ações de comunicação. O programa de estágio também foi apresentado em outras instituições privadas da capital. A prioridade da campanha, porém, foram redes sociais.
Além dos totens, o campus também recebeu propagandas em seus relógios de rua. (FÁBIO TAKAHASHI)


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