São Paulo, domingo, 21 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão Médico

Idade declina hormônio masculino

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Encontrar gestantes com mais de 50 anos é bem difícil. É o relógio biológico da mulher, assinalando o declínio da sua fertilidade e dos seus níveis hormonais. Mas os homens acima dos 50 anos ainda podem fertilizar suas jovens esposas. Realmente é possível, mas existem alguns obstáculos.
Na revista "São Paulo Medical Journal" (anteriormente, revista da Associação Paulista de Medicina) os professores Fábio Pasqualotto e Eleonora Pasqualotto, da Universidade de Caxias do Sul (RS), e Edson Borges Júnior, da Associação Instituto Sapientiae, em São Paulo, publicaram um artigo de revisão sobre o relógio biológico masculino, tomando como base 109.099 artigos já publicados da literatura médica mundial.
No estudo, eles observam que, ao contrário do que ocorre na função reprodutiva feminina, o avanço da idade no homem não interrompe abruptamente a produção de hormônios e a espermatogênese. Citam, também, um artigo que documenta que a fertilidade pode estar presente no homem que tenha até mais de 90 anos de idade.
Entretanto, acrescentam os pesquisadores, dados recentes sugerem que a qualidade genética do gameta masculino declina com a idade, assim como os hormônios sexuais (há declínio de 1% ao ano nos níveis da testosterona, após os 30 anos). Finalmente, eles destacam que a idade avançada está associada a um declínio significativo da fertilidade, mostrando os efeitos do relógio biológico na saúde sexual e reprodutiva do homem.

julio@uol.com.br

EVENTO CELEBRA 40 ANOS DE CIRURGIA

O professor e ex-ministro da Saúde Adib Jatene abre o programa comemorativo dos 40 anos do início da cirurgia coronariana no Brasil com uma palestra sobre a evolução desse tipo de cirurgia. A palestra será na sexta-feira pela manhã, no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.


Texto Anterior: Mais saudável: Síndrome do olho seco
Próximo Texto: Médicos discutem regra em doação de órgãos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.