São Paulo, domingo, 21 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros disputam feira de inventores na China

Dezoito protótipos vão representar o país em torneio internacional de Taiwan

Skate iluminado para a noite e suporte de pizza versátil são algumas das invenções de brasileiros que estarão em feira


JULIANA COISSI
EM SÃO PAULO

Se a necessidade é a mãe das invenções, os brasileiros são fortes candidatos a ganhar prêmios na Feira Internacional de Invenções e Tecnologia, de quinta a domingo, em Taiwan, na China.
Dezoito protótipos de invenções, um deles ainda no desenho, vão representar o Brasil no evento. O skate iluminado, o separador de mamas e o suporte de pizza versátil são exemplos de idéias que surgiram da necessidade ou, no mínimo, do olhar curioso dos inventores.
É o caso do skate iluminado, criação de 2005 do comerciante Daniel Medeiros, 28. Fã do esporte, Medeiros andava de skate um dia, à noite, quando quase foi atropelado por um carro. "Poxa, me desculpa, eu não vi você", gritou o motorista.
Eureka! Dali veio a luz para criar um skate visível à noite. Existe um botão no shape (a prancha de madeira) que, quando acionado, acende leds, semicondutores de luz.
As invenções atingem a medicina. A cirurgiã plástica Elódia Ávila sempre foi preocupada com as rugas formadas na pele nas mãos, pescoço e seios, locais que mais denunciam a idade. Foi quando pensou em projetar um sutiã adaptado.
"A maioria das mulheres dorme de lado e uma das mamas pesa sobre a outra, criando rugas. O separador mantém as mamas nos lugares e previne as rugas", conta. O separador de mamas é a única invenção que não tem protótipo -a patente espera o olhar empreendedor de algum empresário.
A invenção também pode nascer nos momentos mais curiosos. Gerente de vendas de embalagens de papelão, Constantino Kostakis, 43, gostava de "brincar" com os recortes de caixas de pizza, que vinham com vale-brindes de promoções. Com o material, criava imagens tridimensionais.
Foi quando pensou em tornar a caixa usada em aviãozinho -e a idéia, em negócio. Ao menos cinco pizzarias tradicionais de São Paulo adotaram a invenção, de 2007. Até agora, ele já criou 200 mil exemplares.
O empresário Anderson Romano viu na tristeza do sobrinho em quebrar seu cofrinho de moedas nascer seu invento. Seu cofre possui um contador com o valor das moedas -um sensor detecta o tamanho e o valor de cada unidade.
Entres outros protótipos, vai à China também o step para motos. Trata-se de uma roda cortada que é montada e depois afixada a câmara de ar. Outros inventos são o segura-gás (uma espécie de tambor com dutos separados que evita qualquer explosão) e o sensor criado para a lateral de automóveis.
Os protótipos serão levados por Carlos Mazzei, presidente da Associação Nacional dos Inventores. Em 22 anos, as boas idéias dos brasileiros já resultaram em 8.000 patentes. "O brasileiro é muito criativo. Quando viajamos às feiras, sempre somos elogiados. É um potencial que precisa ser explorado".


Texto Anterior: Médicos discutem regra em doação de órgãos
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: Cidade dos universitários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.