São Paulo, quinta-feira, 21 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba evitar crime eletrônico

BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Não é difícil se proteger dos golpes bancários via internet (que, nos Estados Unidos, já causaram prejuízos de US$ 500 milhões). Basta seguir algumas dicas.
Em primeiro lugar, não clique em links (atalhos) contidos em mensagens de teor financeiro. Os bancos e as empresas de cartão de crédito não pedem alterações de cadastro via correio eletrônico e também não enviam mensagens com arquivos anexados.
Não abra os arquivos anexados a e-mails, mesmo que eles pareçam ter sido enviados por pessoas que você conhece.
Fique atento ao acessar o site do seu banco: o programa de navegação deve exibir duas informações de segurança: um cadeado na parte inferior da tela e "https" no campo de endereço. Esses detalhes indicam que a transmissão de dados é codificada.
Quando é usado pelas primeiras vezes, o navegador Internet Explorer pergunta se você quer "armazenar as suas senhas". Essa medida pode parecer conveniente, porém é muito perigosa. Recuse a opção, clicando em Não. Se você já ativou a gravação de senhas, livre-se dela: acesse o menu Ferramentas, clique em Opções da Internet, Conteúdo e AutoCompletar, desmarque o item Nomes de usuário e aperte o botão Limpar senhas.
É fundamental manter o seu computador atualizado -basta para isso visitar o site windowsupdate.microsoft.com e instalar os arquivos oferecidos. Outra ação importante é ter um antivírus. Se você não possui um ainda, instale o AVG (www.grisoft.com), gratuito e eficiente.


Texto Anterior: Software invasivo "batiza" operação contra hackers
Próximo Texto: Banco diz que cliente é descuidado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.