São Paulo, quinta-feira, 21 de outubro de 2004

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Banco diz que cliente é descuidado

DA AGÊNCIA FOLHA

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) afirma que os sites dos bancos são seguros contra fraudes e que o problema está no descuido dos clientes ao receberem e-mails como os utilizados pela quadrilha desarticulada pela Polícia Federal ontem.
Segundo a federação, os bancos brasileiros têm políticas de conscientização dos correntistas para que não abram e-mails suspeitos. Os bancos não enviam e-mails para o clientes que não tenham sido solicitados e não pedem confirmações de dados sobre as contas, pela internet. Os e-mails dos bancos também não contêm links ou arquivos anexados que o cliente precise abrir ou executar.
De acordo com levantamento feito pela Febraban, no ano passado, os bancos que operam no país gastaram R$ 4,2 bilhões no aperfeiçoamento da tecnologia bancária da internet.
A federação não tem registros de fraude recentes em sites bancários ou de seus bancos de dados.
Para ajudar na conscientização dos correntistas sobre os cuidados que devem ser tomados, a Febraban preparou um guia de segurança, disponível em sua página na rede (www.febraban.org.br), que lista os principais tipos de fraudes a que os clientes estão expostos e como deve ser feita a precaução contra elas.
A maioria dos grandes bancos brasileiros informam para os clientes, em suas páginas na internet, as suas políticas quanto à informação via rede. (TGO)


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