São Paulo, quinta-feira, 21 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade do Pará é berço de hackers

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

A cidade de Parauapebas, no sul do Pará, é considerada o berço dos hackers especializados em invadir contas bancárias no país. Foi ali que surgiu, em 1999, um software desenvolvido com a única finalidade de descobrir senhas secretas de correntistas.
O criador é um técnico em informática conhecido apenas por Fábio. Sabendo que, na época, muitas senhas usavam números em seqüência, ele desenvolveu um programa que, combinado a dados pessoais de clientes obtidos na internet, realizava várias combinações até o acerto.
O sistema foi aperfeiçoado pelos seguidores de Fábio, e os "batatas", como são conhecidos os hackers de Parauapebas, têm hoje sistemas capazes de vasculhar sites com informações cadastrais de pessoas físicas e jurídicas e enviar vírus por e-mails, para copiar dados sigilosos via internet.
No ano passado, a Polícia Federal do Pará descobriu que alguns "batatas" usavam até cartões magnéticos de programas sociais do governo federal para sacar o dinheiro que desviavam de contas bancárias em todo o país.
A operação de ontem da Polícia Federal contra a ação de hackers não impediu que golpistas continuassem lesando pessoas pela internet.
Na tarde de ontem, uma cliente de um banco em Londrina, no Paraná, denunciou ações de hackers em sua conta corrente. Às 15h20, hackers desviavam dinheiro da correntista para contas de duas agências em São Luís (MA).
(FÁBIO GUIBU E JOSÉ MASCHIO)

Texto Anterior: Banco diz que cliente é descuidado
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.