São Paulo, domingo, 21 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campanha identifica câncer bucal

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

A exemplo de campanhas já realizadas na capital e em cidades do interior do Estado, o Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) promove de terça a quinta-feira, em São Paulo, campanha de prevenção do câncer bucal.
Este esforço, segundo o presidente do Crosp, Emil Adib Razuk, divulga para a população como fazer o auto-exame para identificar lesões pré-cancerosas a fim de evitar o desenvolvimento de um câncer na cavidade oral.
A recomendação é examinar através de um espelho, em local bem iluminado, os lábios, bordas da língua, o assoalho da boca (área debaixo da língua), gengivas, a parte interna das bochechas e o céu da boca.
Detectando alterações nessas áreas, um dentista deve ser procurado para avaliar a necessidade, ou não, de remover um fragmento da lesão para exame especializado ao microscópio.
Das 10.749 pessoas atendidas em 2002 resultaram 1.537 biópsias, sendo identificados 89 portadores de carcinoma espinocelular, conseqüência freqüente de lesões pré-cancerosas. Daí resulta a importância da detecção precoce destas lesões, já que a maioria dos casos é diagnosticada tardiamente.
Em 2005, segundo o Instituto Nacional do Câncer, foram registrados 13.470 novos casos, com 3.500 mortes. O Crosp oferece exames preventivos gratuitos, das 8h às 18h, dias 23, 24 e 25, nas estações do Metrô de Artur Alvim, Tucuruvi, Belém, São Bento e no terminal Largo Treze de Maio.

julio@uol.com.br

PROFESSOR DA UNIFESP É HOMENAGEADO
O professor Abraham Pfeferman, durante anos chefe do Serviço de Métodos Gráficos e de Ecocardiografia da Unifesp,receberá do Capítulo Brasileiro da Associação Médica de Israel o título de Médico do Ano de 2007. A cerimônia será no dia 25, no Hospital Israelita Albert Einstein.


Texto Anterior: Mais Saudável
Próximo Texto: Para juiz, proteção à mulher é "diabólica"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.