São Paulo, domingo, 21 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha lança pôsteres com obras do Masp

Leitor que comprar o jornal em bancas e assinante receberão pôster grátis com reproduções de telas de mestres da pintura

"Rosa e Azul", reprodução de pintura do francês Renoir, dá início à promoção "Folha 60 Anos do Masp", no próximo domingo

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha lança no próximo domingo a promoção "Folha 60 Anos do Masp". Junto com o jornal, serão distribuídos gratuitamente dez pôsteres -um por semana- com reproduções de algumas das mais importantes pinturas do acervo do Masp, o Museu de Arte de São Paulo.
A cada domingo, a partir do próximo dia 28, o leitor que comprar o jornal em bancas da Grande São Paulo receberá uma reprodução.
Os assinantes devem ligar para o atendimento (tels. 0/xx/ 11/3224-3090 e 0800-7758080) e receberão todos os dez pôsteres de graça de uma vez só; há apenas o custo de entrega, R$ 4,90, para todo o Estado de São Paulo.
A entrega será feita em até 30 dias depois da confirmação do pagamento. A promoção vai até o dia 30 de dezembro.
As reproduções são em grande dimensão (64 cm por 46 cm) e serão impressas em papel cuchê 150, que permite a boa qualidade das imagens.
No verso de cada uma, haverá um texto biográfico sobre o pintor, uma análise detalhada sobre a obra reproduzida e outros dois trabalhos do mesmo artista que também integram o acervo do Masp.
Para que o pôster não tenha marcas de dobras ou amasse, ele será guardado pelo jornaleiro, que entregará uma cópia a cada comprador da Folha. No caso dos assinantes, as dez reproduções serão enviadas embaladas em cartolina.
O primeiro quadro da promoção será "Rosa e Azul - As Meninas Cahen D'Anvers", de Pierre-Auguste Renoir.
Renoir nasceu em Limonges, na França, em 1841, e se iniciou na arte aos 13 anos, como pintor de porcelanas. Entrou para a Escola de Belas Artes em Paris em 1862 e, sete anos mais tarde, realizou as primeiras pinturas impressionistas, movimento que desenvolveu ao lado de Monet, Bazille e Sisley, entre outros. Apesar da vida conturbada, com períodos de depressão e dores causadas por reumatismo, Renoir trabalhou até o dia da sua morte, em 1919.

Acervo valioso
A promoção, que tem o patrocínio do Bradesco Prime, comemora os 60 anos do museu, completados no último dia 2. O acervo da instituição é considerado o mais valioso do Hemisfério Sul.
A iniciativa da Folha pretende divulgar a importância do museu e de suas obras, destacando nos pôsteres alguns dos pontos altos desse acervo.
No dia 4 de novembro, a obra reproduzida será "A Bailarina Loie Fuller Vista dos Bastidores", de Toulose-Lautrec (1864-1901). O artista de hábitos boêmios retratou sobretudo a vida noturna em Paris.
O único brasileiro presente na coleção é Almeida Junior: a reprodução de seu quadro "Moça com Livro" estará nas bancas no dia 18 de novembro.
Um dos mais importantes pintores brasileiros do século 19, o artista nasceu em Itu (SP), em 1850. Ele retratou temas míticos, paisagens e, especialmente, personagens paulistas. Morreu em 1899, num hotel em Piracicaba, vítima de um crime passional.


Texto Anterior: Combinação de carro e cachaça vira tragédia
Próximo Texto: Comunidade rural mantém tradições japonesas em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.