São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumo

@ - cidadesua@uol.com.br

Consumidor protesta contra reajuste de tarifa por banco

DA REPORTAGEM LOCAL

Denis Martini Ciboto reclama do reajuste das tarifas da MaxiConta Itaú. Em carta recebida em sua casa, o leitor foi informado pelo banco de que a tarifa passaria de R$ 11,50 para R$ 13,50.
"A tarifa foi aumentada em mais de 13%. Isto é transparência? Qual custo do Itaú, fixo ou variável, teve um aumento semelhante? Gostaria muito que me mostrassem uma planilha justificando este aumento, caso contrário considero isto um abuso e não pagarei, visto que a inflação este ano ficará na casa dos 3%", afirma.
Denis diz que, analisando os últimos três anos, a mesma tarifa teve um aumento de quase 50%. "Qual inflação ou custo justifica isto? Com base em que o Itaú aumenta os custos dos clientes com uma tarifa que é cobrada você movimentando ou não a conta em mais de quatro vezes o valor da inflação? Se este aumento foi dado aos funcionários ou colaboradores terceirizados, pagarei com maior prazer, caso contrário me sinto lesado. É um descalabro com o consumidor!"

Resposta: O Itaú afirma que a política de reajuste de tarifas é bastante complexa e leva em conta não somente um índice inflacionário, mas também a evolução dos custos do banco, o valor da inflação desde o último reajuste, o que está sendo praticado pelo mercado, o perfil de comportamento de seus clientes, o consumo de cada tipo de produto e o conjunto de serviços disponibilizados nos pacotes de conta corrente.


Texto Anterior: Maria Inês Dolci: É fantástico!
Próximo Texto: Leitor paga linha, mas não consegue usá-la
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.