São Paulo, terça-feira, 21 de dezembro de 2010 |
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Em expansão, setor enfrenta problemas EDUARDO GERAQUE DE SÃO PAULO O setor de cruzeiros marítimos cresce ao redor de 30% ao ano no país. Se a procura pode causar mais falhas nos navios, que levam até ao cancelamento da viagem, também evidencia outra carência do setor. No país, não existe uma infraestrutura portuária eficiente, avalia a Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos). Segundo a instituição, a atual temporada deverá movimentar 884 mil passageiros em uma frota de 20 navios. O problema dos portos brasileiros também é detectado pelo Fórum Econômico Mundial. Um ranking da instituição sobre infraestrutura portuária coloca o país na 123ª posição. O levantamento pesquisou a situação em 139 países. A nota brasileira é 2,94, em sete pontos possíveis. "Dos 40 portos usados em escalas [cruzeiros] no país, apenas seis têm estrutura para grandes embarcações", diz Ricardo Amaral, presidente da Abremar. O desconforto existe tanto fora d'água -como nos pontos de acesso aos navios- quanto no momento de navegar, avaliam as empresas do setor de cruzeiros. Os canais de acesso aos portos costumam ser rasos, o que pode dificultar a circulação de certos navios. Do lado do governo, o diagnóstico é muito semelhante. Tanto que existe plano de investir R$ 714 milhões em portos do país. Texto Anterior: Empresa cancela cruzeiro depois de embarcar 3.000 Próximo Texto: Turista não se livra de atraso e fila em cruzeiro Índice | Comunicar Erros |
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