São Paulo, quinta-feira, 22 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HABITAÇÃO

CDHU aumenta valor oferecido a sem-teto

Famílias despejadas passam noite nas ruas ao lado do prédio da S. João

DA REPORTAGEM LOCAL

A rua Ana Cintra, em Santa Cecília (centro paulistano), amanheceu ontem ocupada por 55 famílias despejadas do edifício Almeida, na esquina com a avenida São João. Sem ter para onde ir, crianças, idosos e adultos dormiram no asfalto e improvisaram um abrigo sob o alpendre do prédio.
O edifício, da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), foi ocupado há quatro anos. Anteontem, a companhia cumpriu a reintegração de posse do local, obtida há 18 meses.
Um fogão, um aparelho de televisão, dois sofás e algumas cadeiras, deixados no meio da rua, foram compartilhados durante a noite. Parte das famílias montou acampamentos de lona do outro lado da avenida São João.
Veterana de ocupações, a costureira e artesã Maria Genoveva Vieira, 45, vivia na garagem do edifício com seu marido, quatro filhos -o mais novo de um ano e a mais velha de 23- e cinco netos. A família depende do salário de R$ 150 da filha mais velha.
Para complementar a renda, Vieira faz artesanatos para o marido vender no litoral e costura para os vizinhos. "Tinha esperança de ter um teto para fazer as mercadorias, uns consertos e pagar minhas contas", disse.
A família passou a noite na rua, em vigília, se revezando para cuidar dos móveis. "Uma coisa que eu nunca queria ver era meus filhos embaixo de uma ponte, vivendo da caridade dos outros."
Ontem, a CDHU aumentou o valor oferecido a famílias que ocupavam o prédio para R$ 400, e a prefeitura conseguiu mais 20 vagas em hotéis da região central.
A estatal pretende reformar e destinar os apartamentos a 70 famílias que moram em cortiços a partir de 2005. (SIMONE IWASSO)


Texto Anterior: Administração: Plano diretor tem novos debates
Próximo Texto: Panorâmica - Família: Bebê é achado em Santos após 2 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.