São Paulo, sábado, 22 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO

CET diz que avaliação do sistema ainda não foi concluída; restrição à circulação de veículos volta na quarta-feira

Serra estuda mudanças no rodízio de carros

DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito José Serra (PSDB) afirmou ontem que estão sendo feitos estudos para mudar o rodízio municipal de veículos.
Serra não especificou detalhes sobre o que será alterado nem estipulou prazos, mas disse que o presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Roberto Scaringella, já está encarregado de conduzir os estudos.
"Não vai acabar, mas pode ter mudança. Os estudos ainda não estão prontos", disse o prefeito em entrevista à rádio Jovem Pan.
O secretário dos Transportes, Frederico Bussinger, já havia feito referência a essa possível mudança em entrevista à Folha na última semana de dezembro de 2004, às vésperas de assumir a pasta.
"O rodízio nunca foi pensado para ser uma solução definitiva. Vamos avaliar. Pode ampliar horário, área abrangida, número de placas, pode se restringir ao viário estratégico", disse o secretário.
A Folha solicitou ontem uma entrevista com Scaringella, mas a assessoria de imprensa da CET informou que o presidente não falaria. Confirmou apenas que estudos estão sendo feitos e que, assim que houver um resultado, será apresentado ao prefeito Serra. Não há um prazo definido para isso acontecer, segundo a CET.

Esquema atual
O rodízio municipal de veículos nos moldes de hoje -funcionando nos horários de pico das 7h às 10h e das 17h às 20h apenas no centro expandido- foi implantado em outubro de 1997, na gestão Celso Pitta (na época do PPB).
A gestão Marta Suplicy (PT) chegou a realizar estudos, em 2002, para ampliar o rodízio após a CET reconhecer a perda de sua eficácia na fluidez do trânsito em 2001. Nenhuma medida foi tomada, no entanto, pois a secretaria, na época, considerou que seria uma medida dura demais e com poucos resultados realmente significativos no trânsito.
Enquanto nenhuma decisão é tomada, o rodízio continua e volta a vigorar, depois do período de férias, na próxima quarta-feira. Estarão proibidos de circular nos horários e locais específicos veículos de placas com final 5 e 6.


Texto Anterior: Obra do hospital Cidade Tiradentes não tem prazo
Próximo Texto: Chuva e feriado prejudicam trânsito em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.