São Paulo, terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vacina para Carnaval tem de ser tomada hoje

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem vai aproveitar o Carnaval em áreas de risco de febre amarela deve se vacinar até hoje, dez dias antes do início do feriadão -prazo necessário para a imunização passar a valer.
A recomendação do Ministério da Saúde é que devem se vacinar todas as pessoas que não tomaram a vacina nos últimos dez anos e vão se dirigir a áreas de matas e rios do Norte e Centro-Oeste, parte do Nordeste -Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia-, Sudeste -Minas, oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo- e Sul -oeste dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Se o destino não for as regiões endêmicas, a imunização é desnecessária porque não é isenta de riscos. "A vacina tem vírus vivo atenuado, que pode dar sintomas, como gripe, dor de cabeça, náuseas e até um pouco de hepatite", diz a infectologista Maria Cláudia de Almeida, do Hospital São Luiz.
Pessoas às quais a vacina é contra-indicada (crianças com menos de seis meses, quem tem alergia a ovo, grávidas ou pessoas com Aids) devem evitar as regiões endêmicas, usar repelente e expor a menor área possível do corpo, segundo o Ministério da Saúde.


Texto Anterior: 6,6 milhões vivem em áreas sob risco de febre amarela
Próximo Texto: Veja a lista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.