São Paulo, domingo, 22 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aluna cursa 6ª série pela internet

DA REPORTAGEM LOCAL

Há um ano, Juliana Barbosa Novaes, 14, foi matriculada pela primeira vez em uma escola. Até os dez anos, ela teve aulas com uma professora particular. Concluiu a quarta série do ensino fundamental sem sair de casa.
Ju, como prefere ser chamada, nasceu com epidermólise bolhosa, uma doença hereditária que deixa a pele muito frágil e, aos mínimos traumas, há formação de bolhas. Um empurrão, por exemplo, pode arrancar a pele do braço da menina. Cotovelos, punhos, tornozelos, joelhos e coxas vivem permanentemente enfaixados.
Assim, Juliana nunca pôde frequentar uma escola regular. A mãe, Adenalva Novaes Barbosa, 48, até que tentou. "Procurei um escola particular perto de casa, mas não aceitaram a minha filha. Puro preconceito", afirma.
Ela não desanimou. Em 2002, procurou a coordenadoria de educação de São Mateus, e Ju conseguiu ser matriculada na quinta série da escola municipal Plínio de Queiroz. A menina continua sem poder se deslocar até o colégio, mas a sala de aula chegou até Juliana por meio da internet.
Diariamente, a menina recebe o conteúdo das aulas por e-mail. Também faz as provas on-line. Tem estampada na tela do computador as fotos de todos os professores e uma pasta para cada disciplina. Também costuma se comunicar com os colegas de classe por meio das mensagens eletrônicas. "Foi a realização de um sonho. Tive a primeira turma da minha vida."
E os sonhos não param por aí. "No futuro, quero cursar medicina", conta Ju. Empenho e boas notas é que não faltam. "Ela é ótima. Mal recebe as lições de casa por e-mail e já as responde", afirma a diretora da escola, Rosângela Ribeiro. Quando as bolhas dão um descanso à menina, ela costuma visitar à escola e conversar com seus professores e colegas de classe pessoalmente. "Sinto que eles não me rejeitam", diz. (CC)


Texto Anterior: Diretora recomenda uso de fralda
Próximo Texto: Prefeitura tem ações diferentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.