São Paulo, quarta-feira, 22 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anestésico tem venda suspensa após morte

DA REPORTAGEM LOCAL
DA AGÊNCIA FOLHA


O governo federal suspendeu a distribuição, comércio e uso de dois lotes de anestésicos fabricados pelo laboratório Hipolabor, de Minas Gerais, em razão da morte de uma paciente no Estado no último sábado. Outras setes mulheres atendidas no mesmo hospital da mulher que morreu, o São João de Deus, em Santa Luzia (MG), tiveram problemas. Duas delas continuam internadas.
Os lotes interditados são o R001/05 do cloridrato de bupivacaína, válido até maio de 2007, e o LL239/05 do cloridrato de lidocaína 2%, solução injetável, válido até dezembro de 2007. Não há prazo para a conclusão da investigação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nem para a liberação dos produtos.
A Anvisa reconheceu, no entanto, relatos de problemas desde o início do ano. Ocorreram quatro casos de eventos adversos com os mesmos lotes em Franco da Rocha (SP) e outros quatro em Manaus, informou a agência.
Segundo Adélia dos Santos, gerente de prevenção de infecções e eventos adversos da Anvisa, não foram tomadas providências porque "não existia óbito". No total, foram distribuídas 21 mil doses dos anestésicos desde maio do ano passado. Para Santos, há indícios de que outros fatores possam ter causado as reações, pois os casos problemáticos foram poucos.
A Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais informou que, por enquanto, não é possível apontar a causa das reações.
Segundo a gerente de Vigilância em Estabelecimentos de Saúde, Adriana Zapaterra, pode ocorrer eventualmente reação ao medicamento como cefaléia e vômito, mas as reações em 24% dos pacientes é incomum. Das 33 pessoas operadas no hospital São João de Deus, em um período de três dias, oito tiveram reações.
Além dessas reações, as mulheres apresentaram confusão mental e agitação, "sintomas caracteristicamente neurológicos, tidos como incomum".


Texto Anterior: Na UTI: Saúde pede racionamento de droga anti-Aids
Próximo Texto: Panorâmica - Educação: USP terá uma unidade no Vale do Paraíba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.