São Paulo, quinta-feira, 22 de março de 2007

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Depois do DF, controle aéreo no PR tem problema

DA AGÊNCIA FOLHA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Depois da pane de domingo que causou atrasos nos aeroportos de todo o país, o mesmo programa utilizado no controle de tráfego aéreo apresentou problemas, desta vez no Cindacta-2, centro em Curitiba que monitora os vôos na região Sul e parte da Sudeste.
A pane de duas horas no sistema de operação de vôo do Cindacta-2 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) provocou atrasos nas chegadas e partidas de aeronaves em vários aeroportos. Desta vez, no entanto, o problema não provocou uma situação de caos como no início da semana.
O sistema do Cindacta-2 apresentou problemas das 7h30 às 9h30. Ao meio-dia, a Infraero, empresa estatal que administra os aeroportos, definia a situação como "" normalizada" no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais.
Um boletim do final do dia registrou 15 vôos com atrasos de mais de uma hora nas partidas ou chegadas e quatro cancelados de um total de 118.
Uma nota distribuída pela Comunicação da Aeronáutica não explicou a causa da pane no monitoramento do Cindacta-2.
O documento informou apenas que esse problema, agravado por intenso tráfego e uma única pista em funcionamento no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foram os motivos da permanência maior das aeronaves no chão.

Pouso forçado
Um avião Fokker-100 da TAM sofreu uma falha em um dos sistemas hidráulicos e foi obrigado a retornar ao aeroporto de Campo Grande, minutos após levantar vôo em direção a São Paulo. A aeronave havia decolado por volta das 19h30 (horário de Brasília) e seguiria para o aeroporto de Guarulhos.
Durante a aterrissagem, segundo a Anac, possivelmente devido à falha hidráulica, ao menos um dos pneus do trem de pouso estourou, assustando os 80 passageiros do vôo.
Houve, segundo a definição da Anac, "um princípio de pânico entre os passageiros", mas ninguém saiu ferido.
Uma nota divulgada pela TAM não fala em estouro de pneu. Informa que durante o pouso "três pneus da aeronave sofreram expansão térmica e terão de ser substituídos".


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