São Paulo, segunda-feira, 22 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Grávidas começam a ser vacinadas hoje contra a gripe suína no país

Crianças de seis meses a dois anos e diabéticos também devem se vacinar até 2 de abril

MÁRCIO PINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

De hoje até o dia 2 de abril, 73 milhões de grávidas, crianças com idade entre seis meses e dois anos e doentes crônicos, como diabéticos e cardiopatas, deverão ser vacinados contra a gripe suína (H1N1). Essa é a segunda etapa da campanha nacional que começou no dia 8 e pretende imunizar 80% das pessoas inseridas em grupos de risco antes do inverno -período mais severo da gripe.
No caso de doentes crônicos, não é preciso apresentar atestado médico. Idosos com doenças crônicas só serão vacinados a partir de 24 de abril.
Na capital, 434 unidades básicas de saúde começam a vacinar esses grupos.
As unidades básicas funcionam das 7h às 19h, com uma ou outra exceção. Aos sábados e feriados, as AMAs (Assistência Médico Ambulatorial) ficam responsáveis pelo atendimento -não vacinam na semana.
É possível também buscar doses da vacina em órgãos estaduais. São eles o Hospital das Clínicas (das 8h às 15h) e o Instituto Emílio Ribas (8h às 18h), ambos de segunda à sexta.
O Instituto Pasteur e as salas da vacinação dos terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda também vacinam de segunda à segunda (8h às 20h) -exceto crianças.
As vacinas ainda não estão disponíveis na rede privada. Os laboratórios afirmaram que priorizaram a rede pública. Sanofi-Pasteur e Novartis, contudo, já tentam trazer o produto para laboratórios particulares, onde poderão ser acessados por pessoas não incluídas na estratégia do Ministério da Saúde.

Escolha
Os grupos de risco foram definidos por orientação da Organização Mundial da Saúde. Foi observada a morbidade da doença no ano passado -no Brasil, ao menos 156 grávidas morreram, de um total de cerca de 1.700 óbitos causados pela gripe suína. Por isso, o cuidado com as grávidas é redobrado.
Segundo o Ministério da Saúde, mulheres que descobrirem estar grávidas entre 2 de abril -quando acaba essa etapa- e o final da campanha -21 de maio- também serão vacinadas. O mesmo vale para crianças que completarem seis meses no intervalo.
Diferentemente das grávidas, as crianças receberão uma dose em duas vezes -a segunda será 30 dias após a primeira.


Texto Anterior: Operadoras divulgam telefones errados de médicos
Próximo Texto: Jantar no céu é roda-gigante com serviço de bordo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.