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ANÁLISE
Posição no Enem tem limitações, diz especialista
FRANCISCO SOARES
ESPECIAL PARA A FOLHA
As escolas de ensino médio
são classificadas pela nota no
Enem. A sociedade está se
acostumando a considerar tal
posição como um indicativo da
qualidade. Mas essa medida
tem limitações sérias, que, em
alguns casos, pode fornecer informações equivocadas.
A primeira é a seleção de alunos. Ao se comparar o número
de alunos matriculados com o
de presentes no Enem, observam-se discrepâncias enormes.
Há escolas que obtêm boa
classificação em sua cidade
quando, na realidade, só uma
pequena fração de seus alunos
fizeram a prova. Neste caso, a
escola está escondendo seus
alunos de baixo desempenho.
A segunda consideração é sutil. Escolas trabalham com alunos de famílias de capital cultural muito diferenciado. No Brasil isso está muito correlacionado ao nível socioeconômico.
A informação que também
nos interessa conhecer é quantos pontos, além do esperado
pelas características do alunado, cada escola teve.
Realizado o exercício, a hierarquia é outra. Destacam-se as
escolas técnicas, com aluno de
nível socioeconômico médio.
FRANCISCO SOARES é especialista em avaliação
educacional, professor titular aposentado da UFMG
e integra o conselho consultivo do Inep/MEC
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