São Paulo, segunda-feira, 22 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fator renda faz escola em PE subir do 1.502º para o 28º lugar

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O maior problema da Escola de Aplicação Professor Chaves, em Nazaré da Mata (PE), é a escassez de profissionais, segundo sua diretoria. Por causa dos baixos salários, em torno de R$ 870 mensais, os professores -da rede estadual- procuram locais com maior remuneração.
"Não há um desejo de deixar a escola, porém a educação não pode ser encarada como um sacerdócio", diz Maria Auxiliadora Campos, vice-diretora da Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata, onde a escola está instalada.
A escola destina 50% das vagas para outras escolas públicas. Pelo Enem, ela estaria na 1.502ª posição. Mas com o critério renda, o salto é grande: 28º lugar. Dos 70 vestibulandos de 2009, 37 foram aprovados -a maioria no ensino público. Há 600 alunos, a maioria da Zona da Mata (norte do Estado).
Entre eles está Hudson Ramos, 17, do 3º ano do ensino médio. Para ele, que quer estudar comunicação social, a integração entre alunos, professores e comunidade é o segredo do bom rendimento da escola.


Texto Anterior: Colégio gratuito mantido pela Embraer lidera lista das privadas
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.