UOL


São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATRIMÔNIO

Obra, de R$ 1,5 mi, deverá ficar pronta em janeiro

Após dois anos, restauro da estação de trem da Luz começa pela fachada

DA REPORTAGEM LOCAL

Dois anos após ter sido anunciado, o restauro da estação ferroviária da Luz, no centro, começa a dar sinais de que sairá do papel. Em evento na estação centenária, ontem, a Fundação Roberto Marinho e a Secretaria do Estado da Cultura -parceiras no projeto- anunciaram para janeiro a entrega do restauro das fachadas.
Ainda não há data definitiva para entregar a reforma de todo o prédio. Adiantar o trabalho nas fachadas foi a estratégia adotada pela fundação para não deixar o edifício histórico visivelmente em obras durante a comemoração dos 450 anos de fundação da cidade de São Paulo (25 de janeiro).
A obra nas fachadas, que custará R$ 1,5 milhão, foi iniciada ontem, após evento concorrido, do qual participaram do ministro da Cultura, Gilberto Gil, ao vice-presidente das organizações Globo, José Roberto Marinho.
"Começou a circular o expresso da língua portuguesa", disse Gil, ao comentar o projeto, chamado Estação Luz da Nossa Língua, que prevê o restauro da estação e a instalação, no local, de um centro cultural dedicado ao idioma. "Isso será um verdadeiro corredor cultural", disse Marinho.
Para executar o projeto, a Fundação Roberto Marinho captou recursos de cerca de 15 empresas, entre as quais IBM, Vivo e Correios, usando as leis de incentivo à cultura, que permitem a dedução das doações em impostos.
Segundo a assessoria de imprensa da fundação, a demora em começar o restauro deveu-se à complexidade da obra e às exigências dos órgãos que cuidam do patrimônio histórico.
O projeto das fachadas, da arquiteta Helena Saia, já havia sido aprovado. Já as reformas no interior aguardam apreciação dos conselhos estadual (Condephaat), municipal (Compresp) e federal (Iphan). (SÉRGIO DURAN)


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Saúde: Consultas do SUS em hospitais públicos terão aumento de 196%
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.