São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adolescente é morto por colegas em cadeia no interior de São Paulo

CRISTIANO MACHADO
COLABORAÇÃO PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM PRESIDENTE PRUDENTE

Um adolescente de 17 anos foi morto por outros jovens numa cela especial para menores da cadeia de Pirapozinho (584 km de São Paulo) três horas depois de ter sido recolhido à unidade.
Segundo a polícia, o rapaz foi espancado por outros cinco jovens e morto por asfixia. Ele entrou na cela às 21h30 de anteontem e foi assassinado por volta da 0h30 de ontem.
No início da madrugada, um carcereiro ouviu barulho e, ao verificar o que ocorria, encontrou o jovem caído, com um lençol na cabeça. O jovem espancado foi levado à Santa Casa de Presidente Prudente, mas não resistiu.
O motivo do espancamento teria sido um desentendimento entre o rapaz e um outro infrator.
A polícia informou que o garoto morto, detido na tarde de segunda-feira, era acusado de praticar dois roubos utilizando faca.
Sem vagas em unidades da Febem (Fundação do Bem-Estar do Menor), os menores infratores detidos pela polícia na região estão sendo levados para Pirapozinho desde o dia 23 de maio, onde aguardam decisão judicial para o recolhimento à unidade. Até então, eles ficavam na cadeia de Iepê (outra cidade da região), desativada após uma rebelião. No motim, o carcereiro Jaci José de Oliveira teve uma costela fraturada pelos rebelados. O menor morto não participou do tumulto em maio.
O delegado seccional de Presidente Prudente, Marcos Mourão, disse que um inquérito será aberto para apurar a responsabilidade do crime. Os menores que estavam na cela foram ouvidos ontem. Um deles, de 15 anos, assumiu a autoria do crime e responderá por homicídio.
Em relação à permanência de menores em cadeias, o delegado afirmou que "é legal e necessária".


Texto Anterior: Juventude encarcerada: Funcionários demitidos invadem a Febem
Próximo Texto: Galopada urbana: Garotos são detidos com cavalos na Paulista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.