São Paulo, terça-feira, 22 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Morre Henrique Pinotti, que operou Tancredo em 1985

DE SÃO PAULO - O professor emérito da Faculdade de Medicina da USP, Henrique Walter Pinotti, morreu ontem em São Paulo, vítima de câncer.
Pinotti, criador, em 1981, da residência em cirurgia do aparelho digestivo e, em 1986, do departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP, estava no hospital Sírio-Libanês.
Ele era um dos maiores especialistas do país no assunto e foi um dos médicos que operaram Tancredo Neves em 1985.
Pinotti foi professor titular da disciplina de cirurgia do aparelho digestivo, de 1984 a 1999. Publicou 681 trabalhos em revistas brasileiras e 136 em estrangeiras, 36 livros e monografias no Brasil e no exterior. Formado em 1955 pela USP, Pinotti concluiu seu doutorado, em 1964, em gastroenterologia.
Foi também escritor. Em 2006 lançou o livro "O Cambuci - Outrora e Agora" (Editora 34), que retrata um dos mais antigos bairros de São Paulo. Além disso, escreveu obras sobre medicina.
Pinotti deixa a mulher, um filho e cinco netos.
O enterro acontece hoje, às 10h, no Cemitério do Araçá (avenida Dr. Arnaldo, 600).


Texto Anterior: União veta bebida em parque de Noronha
Próximo Texto: Ensino Superior: Grevistas rejeitam acordo e mantêm paralisação na USP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.