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TRAGÉDIA EM CONGONHAS/EQUIPAMENTO
Manual daTAM orienta usar sempre reversor
Em inglês, texto fala da alta eficiência do sistema para frear o Airbus-A320 e recomenda que seja usado em todos os pousos
Um dos reversores do avião
que se acidentou em
Congonhas estava
desligado; empresa diz que
sistema é desnecessário
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL
CINTHIA RODRIGUES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A TAM recomenda o uso do
reversor em potência máxima
em todos os pousos do Airbus-A320. A orientação está no manual de treinamento dos tripulantes da TAM, uma espécie de
guia do usuário destinado a pilotos e co-pilotos.
Um dos dois reversores do
avião que se acidentou na terça-feira em Congonhas matando pelo menos 197 pessoas estava desligado. Assim, a aeronave tinha apenas metade da
potência dos reversores.
O manual é detalhado. O texto, em inglês, explica como o reversor deve ser usado, fala da
alta eficiência do sistema em
parar aeronaves e diz, textualmente, que "é recomendado o
uso de pressão reversa em alta
velocidade". Quando a velocidade cair para 70 nós -124
km/h- "a eficiência do reversor faz o avião frear rapidamente" e deve ser desligado.
Desde as primeiras declarações dadas após o acidente, diretores da TAM têm insistido
que o reversor não era essencial
para que o pouso fosse concluído corretamente. Segundo a
empresa, a falha no equipamento foi detectada quatro
dias antes do acidente e o manual da fabricante dá dez dias
de prazo para fazer o conserto.
O representante da Airbus
no Brasil, Mário Sampaio, afirmou à Folha que, sem o reversor, seria possível fazer o pouso
usando 1.750 metros de pista,
já considerando os 300 metros
do ponto de toque. A pista de
Congonhas tem 1.940 metros.
O reversor é um equipamento auxiliar ao sistema de freios.
Ele manda para frente o ar que
a turbina empurra para trás,
gerando um efeito aerodinâmico que reduz a velocidade do
avião. A principal causa do acidente com o Fokker-100 da
TAM em 1996 que matou 99
pessoas perto de Congonhas foi
a abertura do reversor em vôo,
logo após a decolagem.
A Anac (Agência Nacional de
Avião Civil), órgão que regulamenta as operações de vôo no
Brasil, também recomenda o
uso dos reversores em potência
máxima para todos os pousos
em pista molhada no país.
Chovia no momento do pouso do Airbus-A320 que vinha
de Porto Alegre. Com pista molhada, o atrito dos pneus com o
solo é menor. Por isso a recomendação da Anac.
Os pilotos recebem um treinamento especial para fazer o
pouso em condições adversas.
Com apenas um reversor, o
avião tem pressão aerodinâmica para o freio em apenas um
dos lados e tende a "puxar" para esse lado. O piloto precisa
"consertar" a trajetória da aeronave para evitar sair da pista.
Os aviões têm três equipamentos que podem funcionar
em conjunto para frear: o reversor, o freio aerodinâmico
-cinco de cada lado, que se
abrem sobre as asas após o
trem de pouso tocar o solo- e
os freios das rodas.
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