São Paulo, quinta-feira, 22 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ADMINISTRAÇÃO

Programa de Marta cria parâmetros ambientais para compras do município
Priorizar a compra de papel reciclado, se incorporar a programas de uso racional de água e energia e só comprar madeira com certificação ambiental. A começar por essas quatro ações, todas as secretarias municipais e subprefeituras de São Paulo têm, a partir de hoje, de adotar uma postura ambientalmente correta e, com isso, tentar influenciar empresas e população a seguir padrões de produção e consumo sustentáveis.
As medidas constam de uma ordem interna motivada pelo Programa Municipal de Qualidade Ambiental, lançado ontem pela prefeita Marta Suplicy (PT).
Mesmo não informando qual será o impacto das ações para os cofres públicos ou para o mercado, a prefeitura defende que, usando seus poderes de compra e de contratação, consegue fomentar produtos e serviços que sigam a cartilha ambiental.
O programa de qualidade ambiental determina ainda que a administração municipal valorize e priorize, sempre que possível e economicamente viável, empresas e bens certificados ambientalmente e racionalize o uso de matérias-primas. Novas medidas práticas deverão ser determinadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), mas cada órgão poderá ter suas próprias iniciativas.
Marta assinou ontem também um decreto que condiciona a implantação de empreendimentos em áreas da cidade potencialmente contaminadas por atividade industrial à apresentação e à aprovação por parte da SMMA de uma investigação ambiental prévia e da avaliação do risco para a saúde humana.
Além de usar a lista de áreas contaminadas da Cetesb (agência ambiental estatal), a secretaria vai criar o seu próprio cadastro, com base nos históricos dos terrenos. (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Santa Casa de Goiânia suspende atendimentos por falta de verbas
Próximo Texto: Polícia fora da lei: Promotoria apura uso de carro e participação de policiais em manifestação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.