São Paulo, quinta-feira, 22 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santa Casa de Goiânia suspende atendimentos por falta de verbas

DA AGÊNCIA FOLHA

A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia suspendeu, na madrugada de ontem, o atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). A causa é o corte de 28% (R$ 277 mil) na verba repassada pela Secretaria Municipal da Saúde à instituição neste mês, referente ao mês de junho.
O hospital deverá retomar as atividades normais a partir das 7h de hoje. Após uma reunião com a diretoria da instituição no final da tarde de ontem, o secretário Otaliba Libânio de Moraes Neto autorizou o adiantamento de uma verba adicional para os gastos emergenciais com medicamentos.
Também ficou acertada a liberação de recursos extras do Fundo de Ações Estratégicas e Compensatórias e a busca de recursos dos governos federal e estadual.
"Não se trata de uma greve, a Santa Casa simplesmente não tem como manter o funcionamento normal sem esse dinheiro. Apenas os serviços de urgência, hemodiálises e transplantes foram mantidos", disse o diretor-técnico Alexandre Roberti.
Os pacientes do SUS representam 82% do total de atendimentos realizados pelo hospital. Diariamente são feitas cerca de 800 consultas, 500 exames e 50 internações. O restante corresponde aos convênios particulares.
O corte também atingiu outros hospitais conveniados ao SUS na capital goiana. Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, a verba federal não tem sido suficiente para atender toda a rede.
De acordo com a secretaria, atendimentos de pessoas de outras localidades consomem 55% dos recursos e crescem a cada ano. Entre 2000 e 2002, o aumento foi 24,45%. De janeiro a junho deste ano, o órgão acumulou um déficit de R$ 4,2 milhões entre o valor gasto com os atendimentos e a verba destinada pelo Ministério da Saúde. (ADRIANA CHAVES)


Texto Anterior: Paciente com hepatite terá programa
Próximo Texto: Panorâmica - Administração: Programa de Marta cria parâmetros ambientais para compras do município
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.