UOL


São Paulo, sexta-feira, 22 de agosto de 2003

Texto Anterior | Índice

Politécnica da USP faz 110 anos e quer "humanizar" curso técnico

DA REPORTAGEM LOCAL

Às vésperas de completar 110 anos, a Escola Politécnica da USP vai implementar um projeto de mudanças estruturais com o objetivo de "humanizar" os seus futuros engenheiros. Ontem, o atual diretor da faculdade, Vahan Agopyan, reuniu sete ex-diretores para o lançamento do Poli 2015, que será anunciado oficialmente na próxima segunda-feira, data do aniversário da instituição.
Essas mudanças do Poli 2015 planejam "reconectar" os alunos da Poli à sociedade, introduzindo questões que a atual diretoria define como do "século 21", como o ambiente. "Na segunda metade do século 20, a engenharia começou a se especializar demais e houve um afastamento dos profissionais das iniciativas sociais", disse Agopyan.
Os antigos diretores afirmaram que, no passado, a Poli foi pioneira em introduzir cursos humanísticos, mas isso se perdeu. "Infelizmente, na reforma universitária de 1970, essas disciplinas foram transferidas", afirmou o ex-diretor Oswaldo Fadigas.
Agora, com o Poli 2015, a idéia é trazer de volta aos alunos a noção de que eles têm um importante papel a desempenhar na sociedade. Questionado se isso poderia ser uma forma de voltar a "produzir" políticos influentes, como os ex-governadores Mário Covas (morto em 2001) e Paulo Maluf, Agopyan falou que "isso é consequência, não um fim".
Para o diretor da Poli, "na hora em que você conscientiza o aluno de sua importância na sociedade, ele ganha consciência política".
Como exemplos de iniciativas atuais que indicam os caminhos do Poli 2015, a atual diretoria cita o novo curso de engenharia ambiental, que deve envolver 11 unidades da USP, e o "diploma duplo" -uma parceria com faculdades estrangeiras, em que os alunos cursam dois anos fora do país. A primeira turma de brasileiros deverá se formar em 2004.
A faculdade também vai lançar na segunda-feira o livro "Diretores da Escola Politécnica", com biografias de seus 22 ex-diretores.


Texto Anterior: Maior desafio é a educação infantil
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.