UOL


São Paulo, sexta-feira, 22 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maior desafio é a educação infantil

DA SUCURSAL DO RIO

Para o presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação), Adeum Sauer, não será possível fazer a educação que o PNE exige sem novos recursos.
No caso dos municípios -principais responsáveis pela oferta de vagas na educação infantil e fundamental-, Sauer concorda que o maior desafio será ampliar a educação infantil, onde há a maior defasagem.
Ele diz que, para que todos os municípios desenvolvam a educação infantil, serão necessários mecanismos como o Fundef (que redistribuiu recursos para o ensino fundamental), que aumentem o gasto por aluno nas creches e pré-escolas.
O presidente do Inep, Luiz Araújo, concorda que será necessário aumentar a participação da União na educação infantil: "A estimativa de recursos necessários para cumprir o PNE mostra que teremos que buscar novas fontes e novas formas de repartição dos recursos". Um dos planos do MEC é transformar o Fundef em um fundo que redistribua recursos também na educação infantil.


Texto Anterior: Ensino: Meta em educação exige gastar 160% a mais
Próximo Texto: Politécnica da USP faz 110 anos e quer "humanizar" curso técnico
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.