São Paulo, domingo, 22 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adolescente pego sem habilitação faz curso com os pais

Projeto implantado no Paraná obriga os infratores a passarem por processo de reeducação para o trânsito

Primeira turma começou semana passada; grupo participa de blitze educativas com policiais e funcionários do Detran

DIMITRI DO VALLE
DE CURITIBA

Um projeto obriga que jovens com menos de 18 anos do Paraná flagrados dirigindo passem por um curso de reeducação no trânsito na companhia dos pais.
A primeira turma, de dez adolescentes, começou o curso na semana passada em Curitiba. A iniciativa se estenderá a outras cidades do Estado ainda neste ano.
A fase inicial consiste em uma palestra no próprio Detran. Na segunda etapa, os jovens acompanham policiais e funcionários do órgão em blitze educativas.
Na palestra dada quinta-feira por funcionários do Detran, os jovens convocados por intimação judicial receberam noções básicas de trânsito, entre elas a regra de tirar carteira de motorista após completar 18 anos.
Também assistiram a vídeos sobre uso obrigatório do cinto de segurança, os perigos do álcool ao volante e a infração que cometeram.
Os pais também participam da aula educativa e recebem informações sobre a importância de deixar as chaves longe de quem não tem idade para tirar carteira.
O plano teve origem na Vara de Adolescentes Infratores e na Promotoria de Justiça.
Mãe de um rapaz flagrado pela polícia no começo deste mês ao volante de um carro tomado sem a permissão dos pais, a comerciante Vera Lúcia da Silva Nascimento, 39, afirmou que a iniciativa mudou a mentalidade do filho.
"Ele saiu da palestra falando diferente. Antes, ele achava que dirigia bem, cumpria todas as regras, mas o que ele não entendia é que a idade dele ainda não é pra isso [dirigir]", disse.
Na audiência sobre o caso, ela contou que o pai tinha a opção de escolher entre doação de cestas básicas e trabalho comunitário para cumprir a pena. "Decidimos pelo trabalho comunitário para ele aprender a ter paciência e esperar completar 18 anos para tirar a carteira", falou.


Texto Anterior: Manuel de Oliveira Lopes (1931 - 2010): Imigrante e devoto de Fátima
Próximo Texto: Dúvida cerca morte da menina Joanna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.