São Paulo, domingo, 22 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cerveja preta não aumenta leite materno

DA REPORTAGEM LOCAL

A abstinência de bebidas alcoólicas deve ser levada a sério também pelas mulheres que estão amamentando. O álcool pode passar para o bebê por meio do leite materno e causar, entre outros sintomas, sonolência e falta de apetite.
Portanto esqueça aquela história de que cerveja preta aumenta a produção de leite. "É puro mito. Não há evidência científica nenhuma de que a cerveja preta ou vinho do Porto ou qualquer outra bebida ou comida aumentem a produção do leite", afirma a enfermeira Márcia Regina da Silva, 32, coordenadora do grupo de gestação e amamentação do Hospital São Luiz, em São Paulo.
Segundo ela, o maior estímulo para a produção do leite é a sucção do bebê. Quando o recém-nascido está mamando, há liberação de hormônios, que são responsáveis pela produção e saída do leite.
Márcia diz que essas idéias equivocadas passam de geração para geração e é difícil tirá-las da cabeça das mães.
"Cada indivíduo é um indivíduo, não dá para generalizar. O suposto bom resultado da cerveja preta é puramente psicológico", afirma.
Márcia diz que, na escala de dúvidas das gestantes e das lactantes, a ingestão de álcool aparece em terceiro lugar, perdendo para questões sobre alimentação e fumo.
Entre as lactantes, são poucas as que se convencem do mal que pode representar a cerveja preta. "Todas as mulheres da minha família beberam cerveja preta durante a amamentação. Minha mãe teve quatro filhos, minhas tias outros tantos e nenhum deles sofreu sequelas por causa da cerveja", afirma a secretária Carla Regina da Silva, 32, mãe de dois filhos e grávida do terceiro.
Segundo o clínico-geral Maurício Gattaz, 45, coordenador da emergência clínica do Hospital das Clínicas de São Paulo, assim como no caso do fígado dos fetos, o do recém-nascido é incapaz de metabolizar o álcool na mesma velocidade do da mãe. "O que, para a mãe, é uma taça de vinho, para o bebê, é uma tremenda bebedeira", afirma Gattaz.


Texto Anterior: Saúde: Um quinto das grávidas bebe além do limite
Próximo Texto: Plantão Médico: Os necessários cuidados para os olhos sob o sol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.