|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Evasão aumenta em quatro anos
DA SUCURSAL DO RIO
No Brasil, o problema da repetência costuma ser associado
também ao da evasão. Os dados
do MEC mostram que o aumento
do número de estudantes que
abandonaram a escola foi maior
no ensino médio. A taxa de evasão, que em 1997 estava em 5,2%,
aumentou para 8,3% em 2001.
O problema da evasão no ensino médio foi detectado também
num estudo feito pela Unesco e
divulgado neste ano. A pesquisa,
coordenada por Miriam Abramovay e Mary Garcia Castro, ouviu
50 mil jovens e 7.000 professores
em 13 capitais brasileiras.
Apesar do crescimento da evasão detectado pelo MEC, as pesquisadoras notaram que muitos
estudantes que abandonam a escola acabam voltando para a sala
de aula. Nas escolas públicas,
19,5% dos alunos que hoje estão
matriculados já haviam abandonado os estudos ao menos uma
vez. Nos cursos noturnos, essa
proporção chega a 35%.
Para a socióloga Mary Castro, o
dado mostra que, apesar de os jovens criticarem o ensino, ainda
prestigiam a escola. "Eles fazem
queixa da escola, mas sabem que
o mercado de trabalho exige cada
vez mais escolaridade. Na visão
dos jovens entrevistados, a escola
é um importante espaço de socialização e dá prestígio", afirma ela.
Para Castro, a escola precisa se
adaptar ao aluno e se tornar mais
atraente: "Estamos cometendo
um genocídio da esperança dos
jovens ao não cuidar da escola.
Botamos mais jovens na escola. A
batalha agora é pela qualidade do
ensino".
Texto Anterior: Mães criticam formação insuficiente Próximo Texto: Moacyr Scliar: Os inesperados problemas da educação Índice
|