São Paulo, sábado, 22 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antes de ser inaugurado, 1º escolão de Kassab sofre depredações diárias

Ocorrências, que chegam a 10 por dia, foram relatadas no "Diário Oficial"

VITOR SORANO
DO "AGORA"

Primeiro escolão de Gilberto Kassab (DEM), o CEU (Centro Educacional Unificado) Vila Rubi, que fica na zona sul e será entregue na próxima sexta-feira, chega a sofrer dez depredações por dia. O dado consta de um documento publicado ontem no "Diário Oficial" da cidade. O prefeito da capital paulista vistoriou a obra ontem.
Embora a inauguração oficial seja apenas no próximo dia 28, as unidades escolares estão funcionando desde fevereiro e atendem alunos transferidos de outras unidades.
No "Plano de Trabalho - Resgatando a auto-estima dos alunos das unidades do CEU", a Secretaria Municipal da Educação afirma ser necessária a "conquista da comunidade escolar, que demonstra suas insatisfações através de episódios de depredação que chegam a dez por dia".
De acordo com o texto, os problemas ocorrem porque os alunos, transferidos de outras escolas, têm um "sentimento coletivo de não pertencimento e rejeição". O texto afirma ainda que "há falta de funcionários para vigilância mais efetiva dos alunos". O objetivo do plano é "reduzir os episódios de depredação e violência nas dependências do CEU".
O Conselho Tutelar da Capela do Socorro confirma a situação retratada no documento. "A escola foi inaugurada sem estrutura. Colocaram os alunos e não há funcionários suficientes", diz uma conselheira que prefere não se identificar. De acordo com o órgão, os principais problemas são pichações e brigas entre alunos.
Em 13 de agosto, a Guarda Civil Metropolitana encontrou uma faca na mochila de um aluno da 6ª série. No dia seguinte houve um caso de depredação e, no último dia 4, ocorrências de agressão e de lesão corporal.
A reportagem procurou a Secretaria Municipal da Educação para saber quais as medidas tomadas para sanar os problemas, mas não obteve resposta até a noite de ontem.

A obra
O CEU tem 12 mil m2 e começou a ser construído em janeiro de 2006, ainda sob o comando de José Serra (PSDB). Tem capacidade para 2.600 alunos e atualmente atende 1.851.
Kassab espera entregar outros 23 CEUs até dezembro de 2008, quando termina sua gestão. A expectativa é que três sejam inaugurados até outubro.


Texto Anterior: Para especialistas, solução é orientar, e não vigiar os alunos
Próximo Texto: Educação: Em MG, pais dizem que alunos ficaram nus durante revista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.