São Paulo, sábado, 22 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dia sem Carro tem adesão de 58 cidades

Em 2001, quando Brasil aderiu à iniciativa francesa contra a piora na qualidade de vida na área urbana, eram apenas 11 municípios

Objetivo dos organizadores é conscientizar a população para prejuízos do excesso de carros e refletir sobre alternativas do transporte

DA REPORTAGEM LOCAL
DA AGÊNCIA FOLHA

O Dia Mundial Sem Carro acontece hoje com a participação oficial de 58 cidades brasileiras, entre elas São Paulo e Rio de Janeiro.
A iniciativa nasceu na França, em 1998, em virtude da preocupação com a piora da qualidade de vida e a degradação do meio ambiente na área urbana. A idéia foi se espalhando até se tornar uma ação européia, no ano de 2000.
No Brasil, a primeira adesão ocorreu em 2001, com a participação de 11 cidades. No ano passado, 51 aderiram. O objetivo dos organizadores é conscientizar a população para os prejuízos do excesso de carros e refletir sobre alternativas ao transporte com veículos.
Na Europa, em vez de apenas um Dia Mundial Sem Carro, muitas cidades fazem o programa por até sete dias nos quais realizam testes e pesquisas com base nos meios de transporte alternativos.
A coordenadora na Europa da Semana de Mobilidade Européia, Valérie Bénard, conta que neste ano já são mais de 1.800 cidades participantes.
Os organizadores dizem que, mesmo que a adesão não seja grande, a ação é importante para provocar discussão e reflexões sobre o tema.
Diversos eventos foram programados para marcar a data. Haverá aulas públicas nos parques Ibirapuera, na zona sul, e no Villa-Lobos, na zona oeste. O tema principal será a mobilidade urbana.
O Elevado Costa e Silva, por exemplo, ficará fechado e terá mágicas, apresentações de teatro e de música.

Poluição
Estudos preliminares do Instituto de Energia e Meio Ambiente apontam que São Paulo, principalmente em razão da grande circulação de veículos, está tão poluída ou mais que grandes cidades européias e americanas, como Londres, Paris e Los Angeles.
Em relação ao poluente material particulado fino (conjunto de poeiras e fumaças), a capital paulista está na liderança -tem média anual em 2006 de 21 microgramas por metro cúbico, contra 16,6 de Los Angeles e 14 de Paris. Para o engenheiro André Ferreira, diretor do instituto, apesar de os dados não serem conclusivos, eles já demonstram que SP precisa avançar no combate à poluição do ar. "Isso não significa que é preciso ficar copiando o padrão tecnológico dessas cidades. Mas a o problema da qualidade do ar precisa ser enfrentado."

Vitória
Com uma frota de veículos que cresce cerca de 8% ao ano, a Prefeitura de Vitória (ES) deu início ontem a um programa permanente de educação em cidadania no trânsito.
A primeira iniciativa foi a antecipação do Dia Mundial Sem Carro para ontem. Funcionários da prefeitura também começaram projeto que incentiva a prática da carona.
Mesmo com o apelo para que as pessoas deixassem os carros em casa, Vitória teve congestionamentos ontem.
"Não adianta fazermos campanha de um dia. Queremos implantar um programa de conscientização, mostrar que é possível usar menos o carro", disse o secretário de Transportes, Alex Mariano.
Parte da campanha em Vitória visa a incentivar a realização de pequenos percursos a pé. "Até fizemos parceria com cardiologistas para mostrar as vantagens", disse Mariano.
(AFRA BALAZINA E MARIANA BOTTA)


Texto Anterior: Brasil tem muitas bicicletas, mas pouquíssimas ciclovias
Próximo Texto: Rio faz 210 mil viagens diárias de bicicleta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.