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Dia sem Carro tem adesão de 58 cidades
Em 2001, quando Brasil aderiu à iniciativa francesa contra a piora na qualidade de vida na área urbana, eram apenas 11 municípios
Objetivo dos organizadores é conscientizar a população para prejuízos do excesso
de carros e refletir sobre alternativas do transporte
DA REPORTAGEM LOCAL
DA AGÊNCIA FOLHA
O Dia Mundial Sem Carro
acontece hoje com a participação oficial de 58 cidades brasileiras, entre elas São Paulo e
Rio de Janeiro.
A iniciativa nasceu na França, em 1998, em virtude da
preocupação com a piora da
qualidade de vida e a degradação do meio ambiente na área
urbana. A idéia foi se espalhando até se tornar uma ação européia, no ano de 2000.
No Brasil, a primeira adesão
ocorreu em 2001, com a participação de 11 cidades. No ano
passado, 51 aderiram. O objetivo dos organizadores é conscientizar a população para os
prejuízos do excesso de carros e
refletir sobre alternativas ao
transporte com veículos.
Na Europa, em vez de apenas
um Dia Mundial Sem Carro,
muitas cidades fazem o programa por até sete dias nos quais
realizam testes e pesquisas
com base nos meios de transporte alternativos.
A coordenadora na Europa
da Semana de Mobilidade Européia, Valérie Bénard, conta
que neste ano já são mais de
1.800 cidades participantes.
Os organizadores dizem que,
mesmo que a adesão não seja
grande, a ação é importante para provocar discussão e reflexões sobre o tema.
Diversos eventos foram programados para marcar a data.
Haverá aulas públicas nos parques Ibirapuera, na zona sul, e
no Villa-Lobos, na zona oeste.
O tema principal será a mobilidade urbana.
O Elevado Costa e Silva, por
exemplo, ficará fechado e terá
mágicas, apresentações de teatro e de música.
Poluição
Estudos preliminares do Instituto de Energia e Meio Ambiente apontam que São Paulo,
principalmente em razão da
grande circulação de veículos,
está tão poluída ou mais que
grandes cidades européias e
americanas, como Londres, Paris e Los Angeles.
Em relação ao poluente material particulado fino (conjunto de poeiras e fumaças), a capital paulista está na liderança
-tem média anual em 2006 de
21 microgramas por metro cúbico, contra 16,6 de Los Angeles
e 14 de Paris. Para o engenheiro
André Ferreira, diretor do instituto, apesar de os dados não
serem conclusivos, eles já demonstram que SP precisa avançar no combate à poluição do
ar. "Isso não significa que é preciso ficar copiando o padrão
tecnológico dessas cidades.
Mas a o problema da qualidade
do ar precisa ser enfrentado."
Vitória
Com uma frota de veículos
que cresce cerca de 8% ao ano, a
Prefeitura de Vitória (ES) deu
início ontem a um programa
permanente de educação em
cidadania no trânsito.
A primeira iniciativa foi a antecipação do Dia Mundial Sem
Carro para ontem. Funcionários da prefeitura também começaram projeto que incentiva
a prática da carona.
Mesmo com o apelo para que
as pessoas deixassem os carros
em casa, Vitória teve congestionamentos ontem.
"Não adianta fazermos campanha de um dia. Queremos
implantar um programa de
conscientização, mostrar que é
possível usar menos o carro",
disse o secretário de Transportes, Alex Mariano.
Parte da campanha em Vitória visa a incentivar a realização
de pequenos percursos a pé.
"Até fizemos parceria com cardiologistas para mostrar as
vantagens", disse Mariano.
(AFRA BALAZINA E MARIANA BOTTA)
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