São Paulo, sábado, 22 de setembro de 2007

Texto Anterior | Índice

Atenção de pais evita acidente, diz especialista

DA REPORTAGEM LOCAL
DA REDAÇÃO

Como não há normas obrigatórias para os brinquedos de parquinhos, especialistas em segurança das crianças afirmam que o principal fator para evitar acidentes leves é a supervisão de pais ou responsáveis.
"O principal problema é a falta de atenção dos adultos. A criança sai sem que o pai perceba e aí, quando vê, a criança já está chorando", afirma a pediatra Renata Waksman, presidente do departamento de segurança da criança da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Para a coordenadora da ONG Criança Segura, Luciana O'Reilly, o ideal é que pais ou responsáveis acompanhe as crianças o tempo todo nos brinquedos. "A criança pode ter uma dificuldade que o monitor do bufê infantil ou do parquinho não vai saber."
Waksman e Maria Harada, professora da Universidade Federal de SP, fizeram um artigo neste ano com fatores que podem ser verificados pelos pais para que sejam evitados acidentes em playgrounds. Como verificar se o piso ao redor do brinquedo diminui o impacto em caso de queda e se a criança tem idade para brincar no equipamento (veja mais acima).
Proprietário de uma empresa que aluga brinquedos infláveis, Marcos Godoi afirma que nem sempre os pais estão atentos à segurança. "Tem gente que fecha negócio por telefone, achando que qualquer empresa é correta." (FT e LAS)


Texto Anterior: Crescem casos de crianças que se ferem em parquinhos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.